o contributo do fenómeno Greta para a política deseducativa




AA.VV Retirado da rede Instagram e reutilizado por uma aluna numa apresentação oral da disciplina de Inglês.





NÃO ESTUDAR ENQUANTO PROTESTO AMBIENTAL  

Greta Thunberg  quando tinha 15 anos recusou frequentar a escola às sextas-feiras até o governo sueco enfrentar politicamente as alterações climáticas que levarão o mundo ao colapso total num prazo de 12 anos (agora 11 anos) - primeiro ficou sentada ao portão da sua escola, depois levou o protesto para o parlamento da Suécia e, em Outubro de 2018, para a imprensa mundial.

Foi rapidamente convidada para falar na Assembleia Geral da ONU. Inspirou jornalistas e toda a elite política dos países Ocidentais, tendo sido nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2019 com este discurso:

Vocês roubaram-me os sonhos e a minha infância com suas palavras vazias.
As pessoas estão sofrendo.
Pessoas estão morrendo.
Ecossistemas inteiros estão entrando em colapso.
Estamos no início de uma extinção em massa. E tudo o que vocês sabem falar é sobre dinheiro e um [milagroso] eterno crescimento económico.

Como vocês se atrevem !!


ESTUDAR ENQUANTO FORMA DE ACÇÃO AMBIENTAL  

Boyan Slat  tinha apenas 15 anos de idade quando recebeu o prémio de Campeão da Terra das Nações Unidas, em 2014, pelos seus esforços de limpeza dos oceanos de plásticos à deriva. Estudou à séria e meteu-se em engenharias.

Um novo sistema, por si projectado, conseguiu colectar micro plásticos de 1 milímetro. Mas demorou seis anos, milhões de dólares e diversas tentativas frustradas para ter sucesso.

É o projecto Ocean Cleanup e espera-se que aumente em breve sua frota de barreiras flutuantes de 600 metros de comprimento para o arrasto e captura de plástico.

Boyan Slat sempre reconheceu a importância de prevenir a poluição, não apenas limpá-la. Mas por agora, a primeira Meta passa por remover 50% do Great Pacific Garbage Patch nos próximos cinco anos e 90% do plástico oceânico até 2040, um esforço que, segundo ele, exigirá cerca de 60 dispositivos.




Greta Thunberg discursou nas Nações Unidas: 2019 United Nations Climate Action Summit.

Sem comentários: