mapa da Sharia no mundo actual

Mapa dos países que adoptaram legalmente a Sharia em 2016. In wikipedia.org/wiki/Charia



Sharia/Charia  

nota: A entrada na wikipedia sobre Sharia (termo inglês e o mais comum a nível internacional) é uma das mais completas em língua portuguesa, com abundante bibliografia e fontes citadas.

A Sharia é o corpo da lei religiosa islâmica. É a estrutura legal dentro do qual os aspectos públicos e privados da vida do adepto do islamismo são regulados: para aqueles que vivem sob um sistema legal baseado na fiqh (os princípios islâmicos da jurisprudência) e para os muçulmanos que vivam fora do seu domínio.

A Sharia lida com diversos aspectos da vida quotidiana, bem como a política, economia, bancos, negócios, contratos, família, sexualidade, higiene e questões sociais; é, actualmente, o sistema legal religioso mais utilizado no mundo, e um dos três sistemas legais mais comuns do planeta: juntamente com a "common law" anglo-saxônica e o sistema romano-germânico.



O exercício de cartografia é simples:
reverter as localizações legendadas no mapa e passar para uma tabela o conjubto de países que adoptaram qualquer uma das diversas formas de Sharia.