descoberto sistema com 7 planetas semelhantes à Terra.





Foi descoberto um sistema de 7 planetas semelhantes à Terra. Três estão na zona habitável da estrela, a 40 anos-luz de nós. 



Destes sete planetas semelhantes à Terra. Três podem conter vida

A descoberta apresentada nesta terça foi feita com base no Catálogo Kepler de 2015,que então tinha 4.302 candidatos.

O método empregado é estatístico e estima uma probabilidade matemática de que cada planeta candidato detectado pelo telescópio Kepler exista realmente.

Segundo os resultados, publicados em The Astrophysical Journal há mais de 99% de possibilidade de que os 1.284 planetas descobertos sejam reais e não falhas do sistema. Outros 1.327 candidatos são viáveis, mas não superam esse nível de confiança. O mais provável é que os 707 restantes sejam outro tipo de fenómeno astrofísico.

Desde seu lançamento em 2009, o telescópio Kepler identificou mais de 4.500 planetas candidatos e confirmado a existência de 984. Com a descoberta anunciada nesta semana, a NASA completa o Mapa de exoplanetas do Kepler, que já era o mais completo do mundo.

Este Kepler é também o primeiro telescópio no espaço capaz de detectar planetas do tamanho da Terra e que orbitam na chamada zona habitável em torno de sua estrela, onde poderia existir água líquida e, portanto, vida.

Sem comentários: