buracos muito assustadores e perigosos














Ver mapa maior



SKINHOLES (SUMIDOUROS) EXISTEM NO MUNDO INTEIRO:

Sinkholes podem surgir instantaneamente a qualquer momento, em qualquer lugar, sem aviso - um desastre natural particularmente perigoso que não pode ser evitado facilmente.
São causados ​​pela lenta erosão inevitável.

Sinkholes aparecem em qualquer parte do mundo. São especialmente vulneráveis os lugares cujo subsolo tem giz, calcário ou outros estratos rocha solúvel, e, simultaneamente, sujeitos a eventos climáticos extremos que possam causar elevadas precipitações e consequentes inundações.



GUATEMALA
Na Cidade da Guatemala, em 2010, com 18 metros de lado, um sumidouro de 30 metros de profundidade abriu-se e envolveu uma fábrica de três andares - como se um verme gigante tivesse escavado um túnel por baixo do centro da cidade.


LISBOA
Surgem por causas menos dramáticas, mas ainda assim mortais. Normalmente uma ruim rede de esgotos que vaza para um subsolo arenoso ou calcário e que irá corroer o solo, fazendo com que estradas ou casas entrem em colapso. Problema típico de países com orçamentos limitados para a manutenção de equipamentos.


FLORIDA, EUA
A Flórida sofre particularmente do mal dos buracos. Aproximadamente 15.000 buracos em todo o estado. O problema parece estar piorando: metade dos buracos registados desde 1964, ocorreu nos últimos 3 anos - considera-se que é a geologia cársica (feita de calcário) da Flórida a causa.
No ano passado, em Tampa, Jeffrey Bush, 36 anos de idade,  foi engolido por um buraco enquanto estava deitado na cama em casa, fazendo manchetes em todo o mundo. Seu corpo nunca foi recuperado.


VENEZUELA
O sumidouro venezuelano Sima Humboldt com 352 metros de largura é tão vasto, que contém o seu próprio ecossistema da floresta na parte inferior separada da selva mais amplo acima.


MÉXICO
No México, um legado do asteróide que atingiu a atual Península de Yucatán e matou os dinossauros são os característicos cenotes - sumidouros na camada de calcário que podem ser mais de cem metros de profundidade, expondo aquíferos subterrâneos e fornecendo belos locais para espeleologia e mergulho em cavernas.
No tempo dos Maias, os cenotes eram por vezes dedicados locais de sacrifício.








Sem comentários: