Eco-Ruas em Arraiolos e criação de mapas webSIG no nono ano de geografia






MAPAS PARA USAR NO DIA DA ECO-ESCOLA E SUAS ECO-ACTIVIDADES: 

Na escola vamos ter o institucional içar da bandeira do Eco-escolas, discurso da directora, associação de estudantes, representantes do município de Arraiolos e, trabalho com os alunos das Brigadas de Identificação e Saneamento (com pessoal do 8ºA) e trabalho de Identificação e Recenseamento (com o pessoal do 9ºB).



"ECO-RUAS EM ARRAIOLOS": TRABALHO DE PESQUISA PARA AULAS DE GEOGRAFIA COM O 9ºB:

Primeiro. Vamos criar mapas  em pdf com os arruamentos da vila de Arraiolos (Toponímia e números de polícia) e diverso equipamento urbano; na escalas geográficas de 1/2000 e também 1/3000.
Hoje (06-01-2017), todos os grupos de trabalho escolheram 3 ou mais mapas diferentes para usar no trabalho de campo e guardaram a sua versão em PDF.

Segundo. Na próxima terça feira os alunos do 9ºB irão mapear os piores SPOTS de lixo jogado à rua enquanto as Brigadas do 8ºA irão actuar devidamente equipados na localização e supressão (simbólica, claro).

Terceiro. Faremos (o 9ºB fará) Foto-reportagem dos eventos do dia da Eco-Escola e suas actividades: com cada grupo a fotografar os spots de lixo urbano e a actuação das Brigadas do 8ºA.

Quarto. Pesquisaremos e debateremos (o 9ºB pesquisará) as melhores Propostas para resolver o problema do lixo jogado à rua (um problema nacional que também existe em Arraiolos).



FERRAMENTA ESSENCIAL PARA ESTUDAR E CONHECER ARRAIOLOS:

O endereço http://sig.municipioarraiolos.pt é um portal SIG, um Sistema de Informação Geográfica elaborado em 2015 pelo Município de Arraiolos, em software de código aberto e gratuito [free and open source software]. Consultar em http://sig.municipioarraiolos.pt

Trata-se de um caso muito singular em Portugal - e um caso único entre os 59 municípios que compõem a Região Alentejo (NUT II) que só a excelência e capacidade dos seus fazedores pode explicar.

Muito completo e eficaz. Útil para obtermos os diversos instrumentos de gestão territorial de Arraiolos - sobretudo o seu plano Director Municipal (PDM).


O portal tem como objetivo disponibilizar, ao público em geral, um leque diversificado de informação geográfica, baseada em cartografia digital e em documentação alfanumérica complementar, nomeadamente sobre alguns aspetos biofísicos e sociais do Concelho de Arraiolos. 


Para tirar dúvidas sobre este portal SIG-Arraiolos convem usar este GUIA PRÁTICO DE FAQ:
http://sig.municipioarraiolos.pt/help.pdf