as dívidas dos países mais endividados do mundo


Para ver. Clicar em www.usdebtclock.org/world-debt-clock


O MUNDO PRODUZ CERCA DE 108 BILIÕES DE DÓLARES POR ANO  

Na imagem em cima lemos as 20 principais dívidas do mundo no Inverno de 2016 (Janeiro) em percentagem do seu PIB anual (calculado em 2015).

Ao clicarmos na imagem acedemos ao relógio que actualiza ao segundo os valores de cada país.

***

Neste «Relógio da Dívida» estão listados 16 dos países muito desenvolvidos (IDH Muito Elevado em 2015) e 4 países com economias muito produtivas (mais de 1 bilião de dólares ao ano [10^12 dólares]).

Devemos ter em conta que, segundo dados do Banco Mundial de 2014, por ano o mundo inteiro produz quase 108.464.768.000.000 de dólares (cerca de 108 biliões escrito segundo a norma do SI e que é a adoptada por Portugal e Brasil).


Nota:
Os dados publicados pelo Banco Mundial: http://databank.worldbank.org/data/download/GDP_PPP.pdf

o Inverno e o Verão. Porque muda o estado do tempo ao longo do ano?


Créditos: UNL Astronomy Education. The University of Nebraska-Lincoln astronomy education group


Créditos: UNL Astronomy Education. The University of Nebraska-Lincoln astronomy education group









A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA E O MOVIMENTO DE TRANSLACÇÃO DA TERRA (ANUAL) NO ESTADO DO TEMPO E CLIMA:  

Daqui a meia hora vamos explorar esta animação swf. Partiremos da ideia de Zénite do Sol para associar a Zonas Climáticas e a variação em latidude da Temperatura e Precipitação e Pressão Atmosférica.



O Estado do tempo sobre a Europa durante janeiro de 2014:

Neste esquema de cores do video vemos a vegetação aparece esverdeada por causa de sua grande reflectância no canal VIS0.8 (o raio verde) em relação ao NIR1.6 (feixe vermelho) e VIS0.6 (feixe azul) canais.
As nuvens de chuva com pequenas gotas têm grande reflectância e, portanto, aparecem esbranquiçadas, enquanto a neve e as nuvens de gelo aparecem em azul-esverdeado (cian).
A superfície descoberta da terra aparece em castanho.
Os oceanos aparecem em preto por causa da sua baixa reflectância em todos os três canais de cores.

Imagens com 'Natural Cor RGB' obtidas a partir dos satélites Meteosat-10 da EUMETSAT em ​​órbita geoestacionária a 36.000 km acima da Terra.



meteorologia em directo e as aulas de sétimo ano










FERRAMENTA PARA O SÉTIMO ANO DE GEOGRAFIA  

Sobretudo para explicar os efeitos do movimento de rotação da Terra e do seu movimento de Translacção em redor do Sol na distribuição dos principais elementos de clima (Temperatura, Presssão atmosférica e Precipitação).

o relatório semanal sobre meteorologia extrema para o sétimo ano








Discutimos meteorologia na sala de TIC2  

Umas aulas de pesquisa sobre clima e estado do tempo, bem divertidas.
Este é daqueles trabalhos que só dá para fazer no momento. Como é impossível passar TPCs peço a todos que imprimam a Tabela do "Relatório" em cima ou o passem à mão, chegar à aula sem isto é complicado.

O IPMA felizmente melhorou no último ano e tem umas páginas super pertinentes sobre Pressão Atmosférica, Temperatura, Humidade, Vento e Precipitação (no menú "Tempo", abrindo a entrada "Estações on-line").

Como estamos em Arraiolos os dados da nossa área de influência podem ser os das estações meteorológicas de Évora (aeródromo) ou de Mora (afastadas cerca de 18 km).


NOTA:
A tabela continha Tsunamis. Este parâmetro foi retirado e na imagem temos o Relatório actualizado.