como analisar um gráfico?





Vamos escrever um texto acerca de um gráfico. O que fazer?  

Primeiro. Um primeiro parágrafo onde identificamos o nosso gráfico com TEMA e LOCAL (referência geográfica) e DATA (a época ou período de anos).
Por vezes as figuras/gráficos nos testes ou manuais estão acompanhadas por um título - devemos completá-lo; devemos, também, referir a legenda (relacionar cores com nomes) e o título de cada variável (eixo de x e eixo de y) e as suas unidades de medida (valores absolutos, percentagens, graus centigrados, etc) se necessário.

Segundo. Um segundo parágrafo a identificar a principal evolução dos dados e o seu ritmo/padrão de progressão e a época ou período de anos onde ocorre: Crescimento positivo, nulo, negativo (descrevendo os factores que causam tal «crescimento»). O ritmo/padrão desse crescimento pode ser lento, rápido ou muito rápido (por vezes as evoluções dividem-se em 2 ou mais fases que devemos descrever).

Terceiro. Identificar/situar os valores máximos e os valores mínimos (indicando os valores exactos que se podem ler na escala graduada dos eixos.

Para treinar para o teste, deixo esta questão:
Caracteriza o crescimento da População portuguesa entre 2010 e 2012