o maior espelho do mundo é um gigantesco deserto de sal














O DESERTO SALAR DE UYUNI NA BOLÍVIA 

Este deserto é o espelho do céu: "Salar de Uyuni", a maior planície salgada do mundo Devido ao seu grande tamanho, superfície lisa, alta refletividade da superfície quando cobertas com águas rasas e desvio elevação mínima, Salar de Uyuni torna um alvo ideal para o teste e calibração instrumentos de sensoriamento remoto em órbita satélites usados ​​para estudar a Terra. Além de proporcionar uma superfície alvo excelente céus acima Salar de Uyuni são tão claras, eo ar tão seco, que a pavimentação de até cinco vezes melhor para a calibração de satélite do que usar a superfície do oceano.



MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO 

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado no departamento de Potosí e no departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.

Há cerca de 40 mil anos a área do atual deserto de sal fazia parte do lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 10582 km² de área,1 ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira Bolívia-Peru e que apresenta aproximadamente 8300 km².

Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 mil milhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o deserto de sal também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.

O deserto de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros. A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O deserto de sal é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

Além do deserto de sal, da ilha do Pescado e das lagoas coloridas, onde se vê os flamingos, é possível num mesmo percurso conhecer lagoas de águas termais, sendo uma delas formada de piscinas e a outra natural. Também existem gêiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C, a mesma temperatura da água.
Outro local interessante é um cemitério com ossadas de antigos moradores da região.



A ORIGEM DO SAL 

A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões na envolvente do Salar de Uyuni já que situa-se sobre uma região de altiplano, 3650 metros acima do nível do mar. A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida.