o Pólo Norte da Lua










ESTA IMAGEM DA LUA QUE TEM 680 GIGAPIXEIS

Esta imagem é um mosaico de 10.581 imagens captadas pela Camera Narrow Angle (NAC) a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter (lroc.sese.asu.edu).
O mosaico cobre a região do Pólo Norte da Lua, a partir da Latitude dos 60° Norte até aos 90º Norte do pólo, e tem uma resolução de 2 metros por pixel. A parte do mosaico que contém dados de imagem ocupa 680,8 gigapixel e abrange uma área de 2.540.000 quilómetros quadrados.

As imagens individuais foram adquiridos ao longo de um período de quatro anos (2009-2014). Cada mosaico foi adquirido num +processo de colar de imagens com a mesma latitude e de uma vez a cada órbita de duas horas por mês.


O Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) é uma espaçonave com um sistema de três câmeras a bordo - duas câmeras de ângulo estreito (NACs) e que fornecem imagens na grandeza do metro e uma única Câmara Grande Angular (WAC) que fornece imagens de contexto multi-espectrais da superfície lunar.



sistema solar em 3d para mexer e ver






Ver em tela gigante www.solarsystemscope.com


PARA ESTUDAR O SISTEMA SOLAR

Com as características dos planetas. Órbitas e movimentos aparentes.

geografismos - a origem do actual "Geografia e ensino de Geografia"



Geografismos.com é dedicado à geografia e ao ensino de geografia. Com materiais feitos à medida das minhas aulas, complementa o Geografismos-Blog [link]


Filmes de ciência e Geografia:
O geografismos organizou playlists de filmes dedicados aos temas estudados nas aulas de geografia. Em geografia física ou geografia humana predominam os videos feitos por observadores locais e uns tantos filmes de índole mais didáctica. Incluímos entrevistas a celebrados cientistas mundiais. Ver a listagem de todos os filmes nas playlists do geografismos [link]


Geografia com mapas e imagens:
O ensino de geografia passa pela exploração didáctica do Google Earth.
O geografismos explora as imagens de satélite de excelente qualidade deste programa totalmente gratuito [link]
Orlando Ribeiro:
O site Orlando Ribeiro divulga algum doEspólio Científico do maior renovador da Geografia no Portugal do século XX. Trata-se de 8500 títulos e imensa informação biobibliográfica.

Coordenação da geógrafa Suzanne Daveau e fotografias de Duarte belo.
Em http://www.orlando-ribeiro.info/


Imagens de satélite:
As mais interessantes imagens do planeta terra que a internet oferece.
Viagens actualizadas por lugares e países de todo o mundo [link]



trabalhos cenográficos - A imagem principal desta página foi cedida porDomingos Gomes.
Excertos dos seus trabalhos em landart numa foto-reportagem [link]

Produção de Luís Palma de Jesus



Em 2004-2006 mantive um domínio .com e foi isto que aqui se vê.
Por graça tenho a sua recordação neste endereço: https://sites.google.com/site/geografismos/um

E, para o 2º blog do geografismos, já em 2004, encontrei agora este link: http://web.archive.org/web/20040505085631/http://www.geografismos.blogger.com.br e que tem, inclusive, os comentários dos alunos e os seus blogs - na altura, uma novidade !!