O documentário geográfico: Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo


Cliquem na imagem para ver o filme

DOCUMÉNTÁRIO BIOGRÁFICO SOBRE A VIDA E OBRA DE ORLANDO RIBEIRO  















Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo   

Na comemoração do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997). Andou pelo país e pelas antigas colónias. Inseparável da sua Leica, Orlando Ribeiro fotografava tudo e, em cadernos de campo, anotava e desenhava. O seu livro Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico é das obras mais marcantes do século XX português Documentário realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes em 2010.

Tem 10.000 fotografias a preto e branco e as restantes imagens são diapositivos. Tirou-as não só em Portugal, mas nos vários países que calcorreou, desde o Brasil e México até Marrocos, Egipto e as ex-colónias, com excepção de Timor. E não só fotografava, como desenhava muito nos cadernos de campo, que depois usava como documentação. Em Portugal, as deambulações faziam-se numa carrinha 4L. "Era um carro alto, que conseguia atravessar os caminhos maus, os rios", diz Suzanne Daveau. "O Orlando conhecia a fundo Portugal. Queria mostrar-me os lugares que conhecia. Mas de vez em quando chegávamos a uma aldeia e ele dizia: "Ah, nesta aldeia nunca estive!" Ficava felicíssimo por descobrir uma coisa que não conhecia." Teresa Firmino in Público. O geógrafo que gostava de fotografia, de música e de vulcões

Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, como era conhecido na Rua da Escola Politécnica nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia em Portugal. Agora este fabuloso documentário para lá voltarmos. Podem ver e fazer o download do documetário Orlando Ribeiro porque a Lugar do Real fez serviço público cinco estrelas.

nota:
O texto de Teresa Firmino no Público é obrigatório