a Ponte de Moisés















A fortaleza Fort Roovere




A ponte Moisés na Holanda  

Fica na Holanda e foi criada para dar a sensação de atravessar sobre as águas, de abrir o caminho nas águas.

Está na West Brabant Water Line, uma linha de defesa formada por uma série de fortalezas e cidades com áreas de inundação no Sudoeste da Holanda.

Construída no século XVII, foi desactivada século XIX. Quando a linha de água foi finalmente restaurada, foi necessária uma ponte de acesso em todo o fosso de uma das fortalezas, o Fort Roovere.

Este forte agora tem uma nova função, recreativas e encontra-se em várias rotas para ciclismo e caminhadas.

A justificação dada pelo arquitecto, para a Ponte escolhida: "Projectamos uma ponte invisível. [Procurando ser coerente com o espaço envolvente, considerámos como] altamente impróprio construir pontes entre os fossos de obras de defesa, especialmente no lado da fortaleza onde era esperado que o inimigo aparecesse." - Atelier RO & AD architecten


A sua construção é feita inteiramente de madeira, impermeabilizada com folha de EPDM, uma madeira de alta tecnologia, a Accoya Wood, um tipo de madeira modificado em laboratório.

A ponte fica como uma trincheira na fortaleza eo fosso, para misturar-se com os contornos da paisagem. Quando nos aproximamos, a fortaleza abre-se através de uma trincheira estreita. Podemos, então, ir até as suas portas como Moisés sobre a água.