onde fica a Porta do Inferno?














A Porta do Inferno é no Turcomenistão desde 1971

"Porta para o Inferno" - assim chamada pelos habitantes locais.
Uma cratera com mais de 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade, está em chamas há pelo menos 40 anos.

Localiza-se no Turcomenistão, no meio do deserto de Karakum, perto da aldeia Derweze, onde existe uma das maiores reservas de gás do mundo.

O local foi identificado por geólogos soviéticos em 1971. Planeado para ser um gigantesco campo de gás. Construiu-se uma plataforma de perfuração e respectivo acampamento nas proximidades, e iniciaram-se as operações de perfuração para avaliar a quantidade de reserva de gás disponível no local. Fora descoberta uma enorme caverna cheia de gás natural sob o local de prefuração, mas o seu tecto colapsou e uma grande cratera engoliu tudo. Oficialmente não houve vítimas, contudo grandes quantidades de gás metano foram libertadas originando um problema ambiental dramático, com perigo imediato para as pessoas das aldeias vizinhas.

Temendo a libertação de mais gás tóxico a partir da cratera, os engenheiros acharam que seria mais seguro queimá-lo, do que extraí-lo do subsolo através de métodos caros. Em 1971, as expectativas eram de que o gás iria queimar dentro de algumas semanas, mas continuou a queimar mais de quatro décadas depois de ter sido incendiado.

Coordenadas geográficas: 40°15'10" Norte e 58°26'22" Este.

Sem comentários: