300 anos de Brasil na mega-região geográfica América do Sul







GEOPOLÍTICA - QUAL FOI A MISSÃO DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA  

Leitura breve do mapa animado da América do Sul:
O mais óbvio: a América Latina fragmentou-se em múltiplas independências, o Brasil não. Este foi o maior propósito da história e geopolítica brasileira.

Manter coeso o gigante latino e construir património edificado (diversas cidades semelhantes à cidade de Évora, de onde escrevo) - Talvez tenha sido este o grande legado dos portugueses e jesuítas que fundaram e inventaram o país.



O BRASIL SEM PORTUGAL  

Depois de mais de 3 séculos sob o domínio Português, o Brasil conquistou a sua independência em 1822, a manutenção de um sistema monárquico de governo até a abolição da escravatura em 1888 ea proclamação de uma república subseqüente pelos militares em 1889.

Interessante a leitura que o governo dos EUA faz do Brasil, publicada para o público generalista e agentes económicos americanos interessados em investir:Exportadores de café brasileiros dominaram politicamente o país até o líder populista Getúlio Vargas subir ao poder em 1930. Foi, claramente, o maior e o mais populoso da América do Sul; o Brasil passou por mais de meio século de governo populista e militar até 1985, quando o regime militar pacificamente cedeu o poder aos governantes civis. O Brasil continua a buscar o crescimento e desenvolvimento industrial e agrícola de seu interior. Explorando vastos recursos naturais e uma grande piscina de trabalho, que é hoje o poder econômico de liderança da América do Sul e um líder regional, um dos primeiros na área para começar uma recuperação econômica. Elevada desigualdade de renda e criminalidade permanecem problemas urgentes, bem como últimos anos "desacelerar no crescimento econômico. 
Fonte: The World Factbook 2013-14. Washington, DC: Central Intelligence Agency, 2013 .https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/br.html



Para continuar a ver o excelente orador e divulgador de história, Laurentino Gomes no Roda Viva em 2011: http://youtu.be/mh8R4m02SWE

Sem comentários: