diários de bordo mapeados - o tráfego marítimo entre 1800-1900 em contraste com o final do século XX


Visualization of 18th and 19th-century shipping routes.
More info and discussion of the underlying data at http://sappingattention.blogspot.com This uses ship's logbooks from http://www.ucm.es/info/cliwoc/ digitized for climate purposes.




A looped visualization of all the voyages in the Climatological database for the world's oceans (http://www.ucm.es/info/cliwoc/) as if they occurred in the same year, to show seasonal patterns in ship movements and predominant shipping lanes from 1750 to 1850.





US Natl. Cntrs. for Environ. Pred. (NCEP) Ship Data, deck 892, collected between 1980 and 1997




PRINCIPAL TRÁFEGO MARÍTIMO ENTRE 1800-1900 - EVOLUÇÃO ANUAL:
[primeiro video deste post]

mostra cerca de 100 anos de caminhos de navios nos mares, como registrado em centenas de livros de registro do navio, por lado, uma ou várias vezes por dia. Eu não assisti a coisa toda de uma vez, mas pulando ao redor dá uma boa idéia do estado do banco de dados (se não o transporte do mundo) em um dado momento.
mostra rotas principalmente espanhol, holandês e inglês - são surpreendentemente constante ao longo do período (embora alguns impérios cair dentro e fora do registro), mas as viagens individuais são divertidos. E existem alguns padrões macro - o movimento do comércio britânico para a Índia, o efeito da Revolução Americana e as guerras napoleônicas, e assim por diante.



PRINCIPAL TRÁFEGO MARÍTIMO ENTRE 1800-1900 - EVOLUÇÃO MÉDIA SAZONAL DO PERÍODO:
[segundo video deste post]

A segunda tem a ver com a sazonalidade: ele comprime de todos esses anos em um único período de janeiro de dezembro, para revelar padrões sazonais. Faço um loop algumas vezes para que você possa ter uma noção melhor, mas os dados são os mesmos para cada ano.



MAPA DO PRINCIPAL TRÁFEGO MARÍTIMO ENTRE 1980-1997 - MÉDIA DO PERÍODO:
[mapa em preto e branco neste post]

O mapa corresponde a uma plataforma de uma coleção da base de dados do "International Comprehensive Ocean-Atmosphere Data Set" (ICOADS). Neste mapa em particular registaram-se a rota de cada navio extraída do diário de bordo do seu comandante e mapeada numa projeção equirectangular sem outros elementos.

Fonte: dados obtidos no National Centers for Environmental Prediction (NCEP): US Natl. Cntrs. for Environ. Pred. (NCEP) Ship Data, deck 892, collected between 1980 and 1997. Os videos e o mapa foram trabalhados por Benjamin Schmidt e publicados no excelente Sapping Attention - Digital Humanities: Using tools from the 1990s to answer questions from the 1960s about 19th century America.