Landslide de terra em Ab Barak - Afeganistão






























UM GIGANTESCO DESLIZAMENTO EM MAIO DE 2014

O landslide de terra em Ab Barak ocorreu numa formação do tipo loess (ou seja, um depósito de poeiras transportadas pelo vento). As imagens sugerem que a natureza, a cor dos materiais, a falta de rochas e o abarrancamento (voçoroca/gullying) nas áreas em torno do deslizamento de terra sugerem que este é um deslizamento de terra loess.

Loess (do alemão Löss , solto) é um sedimento fértil de coloração amarela. É formado por sedimentos depositados pelo vento, ou seja, de origem eólica. Encontrado em parte da Europa (França e Países Baixos) e principalmente na China, onde encontra-se o Rio Amarelo, importante rio na cultura do arroz chinês. Loessito é o nome dado à rocha sedimentar composta por loess consolidado.


Gully/Voçoroca/Barranco é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela água da chuva e intempéries, em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco e quimicamente morto, nada fecunda.



O QUE ACONTECEU EM AB BARAK EM 2014

A mobilidade do deslizamento de terras é claramente evidente, e, em particular, da maneira que ele correu para cima e para baixo do vale principal, e os vales laterais também. No lugar existem cicatrizes de anteriores escorregamento ao lado do actual (visto nas imagens) indicam provavelmente futuros desabamentos em Ab Barak.

Via The Atlantic em http://goo.gl/AlZSeu

Sem comentários: