entre a roménia e a ucránia









MARAMURES 

Maramureș é uma região ao norte da Roménia (norte da Transilvânia) ao longo do rio Tisza e na secção setentrional, no sudoeste da Ucrânia (território do óblast de Zakarpattia). Integra várias áreas protegidas - "Rodnei Mountains National Park" foi criado em 1930 e o "Maramureș Mountains Natural Park" em 2004. Há também inúmeras grutas, desfiladeiros, arribas e lagos que são oficialmente áreas protegidas.







MARMURES NO CONFUSO EX-CENTRO DO MUNDO

A maioria da população é composta de romenos, mas há importantes minorias constituídas por magiares, ucranianos e ciganos. Na zona norte a maioria das pessoas falam a língua ucraniana, enquanto na zona sul a maioria fala romeno, razão pela qual a região foi dividida em duas partes.

No século XVI o Reino medieval da Hungria foi invadido e destruído pelo Império Otomano e a região ficou sob administração do Otomano Principado Otomano da Transilvânia e mais tarde (no final do século XVII), sob a administração da Monarquia dos Habsburgo (mais tarde conhecido como o Império Austríaco).

Após a Primeira Guerra Mundial a região foi dividida entre a Romênia e a Checoslováquia, enquanto que durante a Segunda Guerra Mundial (entre 1939-1945) toda a área foi controlada pela Hungria. Após a Segunda Guerra Mundial, o trecho sul permaneceu dentro das fronteiras da Roménia e agora faz parte do "Maramureş County" e a parte norte foi anexada à União Soviética e agora faz parte do "Zakarpattia Oblast" da Ucrânia independente.

Sem comentários: