o maior tsunami do mundo jamais registado - Alaska 1964


As isolinhas indicam as horas. As cores a altura das ondas













O SEGUNDO MAIOR SISMO JAMAIS REGISTADO: 9,2 NA ESCALA DE RICTER  

Prince William Sound, perto da cidade de Valdez, no Alaska, EUA.
Um dos maiores sismos jamais registado por instrumentos atingiu centro-sul do Alaska em 27 de Março 1964 (horário local).

Este terremoto de magnitude 9,2 (escala de Richter) gerou um tsunami que matou 131 pessoas no Alaska e na Califórnia e danificou propriedades na British Columbia, no Oregon e Havai.

Com o sismo o chão soltou-se, dobrou e agitou-se durante 3 minutos. A magnitude 9,2 é o segundo maior jamais registado. Quando tudo acabou, 131 pessoas estavam mortas . A maioria, incluindo 11 pessoas em Crescent City, na Califórnia, foram mortos por tsunamis do terremoto enviados cair em terra ao longo da borda norte do Oceano Pacífico. Da Ásia à América do Sul, todo o litoral foi inundado por ondas que vieram do Alaska.



ONDAS SUPERIORES A 60 METROS:

Em Valdez Inlet, as ondas atingiram alturas superiores a 60 metros.
A animação acima mostra como estas ondas podem ter viajado mais de 20 horas a partir de seu epicentro para terras tão distantes como o norte do Chile. Trata-se de um "mapa energético", mostrando as alturas máximas previstas de ondas do tsunami em mar aberto seguido pelo deflagrar do tsunami nas linhas de costa.

Como resposta a este evento o governo dos Estados Unidos criou um segundo centro de alerta de tsunami em 1967, o Centro de Alerta de Tsunami do Alasca - agora chamado de Centro de Alerta de Tsunami Nacional - para ajudar a mitigar as ameaças futuras de tsunami para o Alasca, Canadá e o continente dos EUA.


 FONTE:
http://ntwc.arh.noaa.gov



Sem comentários: