o Inverno na Europa - o mês de Janeiro





Estado do tempo sobre a Europa durante janeiro de 2014


Invernia rija. Imensa nebulosidade e forte actividade dos centros de baixas pressões "<1013mb br="" circularam="" continente="" de="" e="" este.="" formaram="" no="" oeste="" para="" que="" regularmente="" se="" sentido="">
O recuo das altas pressões "anticiclones" para Sul permitiu que estas baixas pressões "ciclones" afectassem também o Sul da Europa, embora com menos intensidade

A sucessão dos dias nota-se no video: em escuro a noite precedida pleo raiar do sol cuja claridade ilumina a terra em arco que termina com o anoitecer seguinte; é uma sucessão que se vê passar com o sentido de Este para Oeste.

Neste esquema de cores a vegetação aparece esverdeada por causa de sua grande reflectância no canal VIS0.8 "o raio verde" em relação ao NIR1.6 "feixe vermelho" e VIS0.6 "feixe azul" canais.
As nuvens de chuva com pequenas gotas têm grande reflectância e, portanto, aparecem esbranquiçadas, enquanto a neve e as nuvens de gelo aparecem em azul-esverdeado "cian".
A superfície descoberta da terra aparece em castanho.
Os oceanos aparecem em preto por causa da sua baixa reflectância em todos os três canais de cores.

Imagens com 'Natural Cor RGB' obtidas a partir dos satélites Meteosat-10 da EUMETSAT em ​​órbita geoestacionária a 36.000 km acima da Terra.