Brasil - mais de 50% dos universitários são analfabetos funcionais






UNIVERSITÁRIOS QUE NÃO ESCREVEM, NÃO LÊEM E NÃO COMPREENDEM NADA



Uma pesquisa da Universidade Católica de Brasília – PUC com 800 universitários do Distrito Federal concluiu que entre eles mais de 50% apresenta analfabetismo funcional, ou seja, não entende o que lê.

A pesquisa [...] concluiu que muitos universitários entram na faculdade sem o hábito do estudo; apreenderam o conteúdo dos ensinos médio e fundamental de foram superficial; têm a prática de decorar o conteúdo acadêmico, em vez de compreender; muitos apresentam até mesmo o analfabetismo funcional. Estes últimos têm dificuldade de entender tanto os textos acadêmicos quanto os mais simples do dia a dia, como o conteúdo de jornais e revistas.

A pesquisa revelou ainda que os estudantes com maior dificuldade de aprendizado são os que vêm de escolas públicas e aqueles que entram em faculdades particulares. O responsável pela pesquisa aplicou 800 questionários entre 2006 e 2010 em seis cursos de graduação de quatro faculdades do Distrito Federal.

Esta notícia-video da DFTV, emitida em 10/Janeiro, confirmou o caos na universiade brasileira.

Por cá, quem navegue no youtube, assista de raspão às praxes ou conheça minimamente o ensino secundário, não estranhará muito a existência de mestres (para os que estão no Processo Bolonha) analfabetos. Mas, tamanha quantidade de burros licenciados é sempre impressionante.

Para Portugal, a Brasilificação do ensino é um risco que começa a ser demasiado elevado. Vejam AQUI a reportagem e digam se não sabem de casos assim.

Um video sobre o desempenho da educação no Brasil, pode dar algum enquadramento: A educação brasileira


Nota:
DFTV1 é um telejornal local brasileiro transmitido pela TV Globo Brasília para todo o Distrito Federal.
Ver video em Pesquisador conclui que mais de 50% dos universitários são analfabetos funcionais