a respiração da Terra ao ritmo das estações do ano




Ver em UXBlog | The user experience, mapping, and data visualization blog of IDV Solutions



A respiração da Terra é demorada: ao longo do ano, num ritmo sazonal:

Cor branco nas imagens: neve!! As estações do ano acompanham o aumento e diminuição da temperatura, a vida e morte das plantas, a formação do gelo e o seu derretimento!

O projecto NASA Visible Earth tem um vasto catálogo de imagens do nosso planeta visto do espaço e oferece-o a qualquer um - serviço público do melhor.

Agora, Viz John Nelson que é designer, cartógrafo e especialista de dados fez download no Visible Earth de diversas imagens de satélite livres de nuvens da superfície terrestre, organizadas por mês, e, em seguida, criou uma série de vivas gifs animados que mostram as mudanças sazonais na vegetação e gelo terrestre em torno do mundo.

Os contrastes significativos acontecem em Janeiro (Inverno no hemisfério Norte) e, 6 meses depois, em Julho (Verão no Hemisfério Norte).

3 comentários:

Anónimo disse...

http://tricotricotosa.blogspot.pt/2012/02/arco12.html

http://cdn.controlinveste.pt/Storage/JN/2012/big/ng1827346.JPG

luís palma de jesus disse...

Cassiano Ribeiro Santos Glauber foi o único intelectual da sua geração a ver o governo militar sem maniqueísmo. A reconhecer em Golbery do Couto e Silva um gênio da raça. Nunca foi perdoado pela esquerda sectária, por isso! Quando, em Sintra, Portugal, já doente, vestiu seu único e puído paletó para ir saudar Figueiredo, então em visita oficial, 400 trabalhos de macumba foram encomendados para ele por pseudos intelectuais brasileiros. Só em Salvador, segundo conta o historiador Cid Teixeira, foram quase cem. Os terreiros ficaram ensurdecidos. Logo depois ele morreu!

luís palma de jesus disse...

Um comment sobre o glauber rocha