anomalias na temperatura na passagem do Ano Novo - 2014










LEGENDA:
Anomalias de temperatura da superfície da terra na América do Norte de 1 a 7 de Janeiro, 2014. 
O mapa mostra as temperaturas para esse período, em comparação com a média de 2001 para a mesma semana - trabalho baseado em dados MODIS recolhidos pelo satélite «Terra» da NASA. 

VERMELHO: Áreas mais quentes do que as temperaturas médias;
BRANCO: temperaturas quase normais;
AZUL: áreas com valores abaixo das temperaturas médias;
CINZA: áreas onde nuvens bloquearam o satélite de coleta de dados utilizáveis. 



O QUENTE E O FRIO; O BOM E O MAU AO MESMO TEMPO:

Enquanto uma parte do mundo congela, outra frita. Enquanto uma parte fica inundada com o excesso de precipitação, outra seca.



JET STREAM:

A ligação entre estados do tempo absolutamente opostos é feita por ventos de alta altitude (conhecidos como ondas de Rossby) que circulam na forma de mendros.

Estas ondas de escala planetária definem o Jet Stream e fazem muito para determinar o tipo de clima que qualquer determinada área enfrentará durante períodos de dias ou semanas.



A SITUÇÃO DO ESTADO DO TEMPO NA PASSAGEM DO ANO NOVO:

No início de 2014, os padrões de temperatura no hemisfério norte ofereceram um bom exemplo de como a atmosfera simultaneamente pode produzir contrastantes extremos do clima:

Por exemplo, na América do Norte uma massa de ar do Ártico moveu-se para Sul e trouxe temperaturas extremamente frias. Ao mesmo tempo, a Europa enfrentou um uma situação meteorológica invulgarmente quente que permitiu comemorações de ano novo chuvosas em vez da tradicional neve.

Nota:
A quantidade global de energia que circula através da atmosfera não muda, apesar dos extremos do clima de uma região geográfica ou de outra.


NASA Earth Observatory image by Jesse Allen, using data from the Level 1 and Atmospheres Active Distribution System (LAADS). Caption by Adam Voiland, with information from Paul Newman (NASA Goddard), Marshall Shepherd (University of Georgia), and John Knox (University of Georgia).