Quem sabe quantos países existem no mundo? Quem é a autoridade para decidir a contagem de países existentes? - A Norma M49 das Nações Unidas

.

 Fonte: Norma UN M.49 (standard M.49). Revista em 31 Outubro de 2013.

A Norma M49 da Divisão de Estatística das Nações Unidas divide o mundo em Regiões Geográficas.

O esquema é utilizado na análise estatística, relatórios e documentação científica produzida pela ONU - veja-se o caso do Relatório do Desenvolvimento Humano, publicado todos os anos e que é a nossa «Bíblia» para compreender o mundo actual, sendo muito usado (deveria ser) no 8º e 9º ano de geografia.

Outra vantagem de usarmos esta Norma nas aulas de geografia é podermos ultrapassar a confusão de critérios nos livros de geografia na localização das diversas Regiões Geográficas (no caso da Europa é flagrante, e cada manual tem a sua definição).

Aliás, a confusão nos manuais de Geografia começa na resposta à pergunta: Quantos países existem no mundo em 2012? Quantos países existem na Europa em 2012? Para testar que assim é, façam uma pesquisa na net usando estas duas perguntas...



nota:
Em Outubro de 2013 a ONU reconhecia 192 países.
Contudo, a mesma ONU admite, em documentação distinta, a existência de 194 países (considerando-se por vezes o Vaticano e os Territórios Palestinianos como estados soberanos).

Sem comentários: