Barrancos, Portugal. O Parque de Natureza de Noudar







Parque de Natureza de Noudar

Situado a cerca de 8 km de Barrancos, Alentejo, o Parque de Natureza de Noudar surge na sequência da aquisição da Herdade da Coitadinha, pela EDIA em 1997, com o objectivo de desenvolver nesta propriedade um projecto de compensação pela perda de habitats a nível dos ecossistemas de montado, galerias ripícolas e matagais mediterrânicos, provocados pela construção da barragem do Alqueva.

Os valores naturais presentes no Parque de Natureza de Noudar, nomeadamente o montado de azinho, justificaram a sua aquisição e são, também, responsáveis pela sua inclusão na Rede Natura 2000.

Parque de Natureza de Noudar forma um continuum ecológico com áreas protegidas em Espanha, com as quais faz fronteira, nomeadamente com os "Parque Natural Sierra de Aracena y Picos de Aroche", "Parque Natural de la Sierra Norte" e "Parque Natural Sierra de Hornachuelos".


Filme "Angulos Complementares - PN de Noudar 2009"

Filmado em DV (anamórfico) 576i50
Câmara / editor: Ricardo Guerreiro

Cobertura vídeo do evento "Angulos Complementares 2009".
O projecto visava juntar fotógrafos de natureza numa região confinada de Portugal com o objectivo de capturar o seu "Espírito" em cerca de três dias.
Blog do Projeto: anguloscomplementares.blogspot.com