violência urbana na actualidade - as cidades mais violentas do mundo








Violência urbana: o filme "Tropa de Elite"

Filme brasileiro de 2007, dirigido por José Padilha, sobre a violência urbana na cidade brasileira do Rio de Janeiro e as acções do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Criou polémica ao criticar os consumidores de drogas, atribuindo-lhes a culpa pela expansão do tráfico e da violência urbana, o filme gerou grande debate na imprensa brasileira. As práticas de tortura também foram muito discutidas, questionando-se uma suposta transformação dos policias do BOPE em heróis - um "filme fascista", foi dito...



Sinopse do filme:

A história passa-se em 1997, quando o papa João Paulo II visitou o Rio de Janeiro, e o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), a Tropa de Elite da polícia do Rio de Janeiro, foi encarregada de sua segurança.
O Capitão Nascimento era comandante do esquadrão designado. Ele queria deixar o posto, pois estava prestes a ser pai e tinha ataques frequentes de stress, mas precisava antes encontrar um substituto à altura. Aos poucos, foi começando a enxergar como candidatos, os aspirantes Neto e Mathias, que também estavam indignados com a grande corrupção na Polícia Militar.

filme completo em: youtu.be/PjKef-yJlls