o 1º trabalho do 2º período para o oitavo ano



Ei-los Que Partem. História da Emigração Portuguesa (4º Episódio: A Sangria da Pátria)

Produção: Eduardo Ricou
Realização: Jornalistas Jacinto Godinho, Fernanda Bizarro e Paulo Costa
Origem: Portugal - 2006

4º Episódio - A Sangria da Pátria

"A Sangria da Pátria" é a história dos emigrantes portugueses que nos anos 60  abandonam os campos e partem para a Europa.

A seguir à II Guerra Mundial a reconstrução Europeia faz-se com base em políticas de recrutamento activo de trabalhadores do Sul da Europa e as portas abrem-se à emigração.

O atraso secular de Portugal, os entraves à modernização da agricultura, o início da guerra colonial e o endurecimento político do regime,  empurram para fora do país os camponeses, sem perspectivas e cansados de uma vida de miséria.

Em apenas 10 anos mais de um milhão e meio de pessoas sai de Portugal. Dessas, perto de um milhão vai para a França.

A salto, clandestinamente, atravessam a Espanha e os Pirinéus e instalam-se aos milhares nos bairros de lata à volta da cintura de Paris, na chamada Ile de France.

O programa retrata a situação social, política e económica da  época e traça o percurso até aos dias de hoje desses homens e mulheres a que o jornal francês "Le Monde" chamou "les soutiers de l'Europe" (os homens do porão da Europa) e que em pouco tempo ascendem a um nível social e económico inesperado.

Além do próprio Eduardo Lourenço, "A Sangria da Pátria" inclui depoimentos de Irene Pimentel, que tem investigado os Arquivos de Salazar, Victor Pereira com uma tese de doutoramento sobre a emigração no Estado Novo, Albano Cordeiro, Coordenador do Departamento de Sociologia da Imigração na Sorbonne, Marie-Christine Volovitch-Tavares historiadora e Coordenadora da secção portuguesa do Museu da Imigração que abrirá em breve as suas portas em Paris e ainda Juliette Minces, autora de várias obras sobre a imigração portuguesa em França e o trabalho.

LISTA DOS EPISÓDIOS
1º Episódio - Primeiros emigrantes.
2º Episódio - Fortunas Americanas
3º Episódio - Sonho e Desespero
4º Episódio - A Sangria da Pátria
5º Episódio -  A emigração portuguesa para o Luxemburgo