Inverno

[in CBC.ca/KIDS]
Inverno, s. m. estação do ano entre o Outono e a Primavera, caracterizada pelo frio e pela chuva. Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora.
Desde as 11h11m de 21 de Dezembro que estamos no Inverno. Deixo-vos um game apropriado. É uma animação flash fornecida pela CBC-Canadá, que está num site com materiais de divulgação científica e outos tantos games. Podem jogar em versão gigante clicando AQUI

Inverno com Hobbit




ver em ecran gigante

Realizado por Peter Jackson (fez o "O Senhor dos Anéis" e "King Kong") é o primeiro de três filmes que adapta a notável façanha de Bilbo Baggins, narrada no livro "O Hobbit", escrito por J. R. R. Tolkien e cuja acção se situa 60 anos antes da aventura de Frodo contada em "O Senhor dos Anéis".

hoje, sistema frontal no Atlântico Norte avançou sobre a Europa





Mau tempo no Norte de Portugal:
Céu muito nublado ou encoberto, com abertas para o final do dia no litoral a norte do Cabo Mondego.
Chuva, tornando-se gradualmente forte e persistente, diminuindo de intensidade para o final do dia no litoral a norte do Cabo Mondego.


Área Metropolitana de Lisboa:
Céu muito nublado. Períodos de chuva, tornando-se gradualmente forte e persistente a partir da tarde.
Vento moderado (25 a 35 km/h) de sudoeste, tornando-se forte (35 a 45 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h a partir da manhã e diminuindo de intensidade para o final do dia.

os mais belos naufrágios do mundo




Ver mapa maior

SS Ayrfield. Austrália: 
Navio carvoeiro da australiana Gaslight. Com 1140 toneladas e 99,1 metros (260 pés). Foi construído  no Reino Unido em 1924 e abatido em 1972. usado para o transporte de suprimentos para as tropas norte-americanas estacionadas na região do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. O navio agora suporta uma magnífica colónia de mangue. 










Ver mapa maior

Eduard Bohlen. Namíbia:
O Eduard Bohlen encalhou na  Costa do Esqueleto, Namíbia,  em 5 de Setembro de 1909.
Actualmente, encontra-se na areia afastado 1/4 de milha da costa.
Com 2272 toneladas de carga bruta e um comprimento de 95 metros (310 pés). Naufragou devido a névoa espessa que se fazia sentir na Baía de Conceição, litoral da Namíbia .











Ver mapa maior

Rebocador. Vila Nova de mil Fontes, Portugal:
Na praia de Vila Nova de Milfontes em Portugal ocorreu o naufrágio deste rebocador . A população local diz que este navio holandês encalhou ao fugir da Guarda Costeira.










Ver mapa maior

SS America. Ilhas Canárias, Espanha:
Foi um transatlântico construído em 1940 para as Linhas de Estados Unidos e projetado pelo notável arquiteto naval William Francis Gibbs . Depois carreira longa e brilhante como um navio de luxo, ele foi destruído em Fuerteventura, em 1994, e desde que se tornou uma perda total.











Ver mapa maior

Panagiotis. Grécia:
Naufrágio pitoresco porque deitado nas areias brancas de uma enseada abrigada no litoral da ilha Zakynthos, que está entre as mais meridionais das ilhas Jónicas da Grécia. É uma atracção turística com milhares de visitantes todos os anos. Construído na Escócia, em 1937,  naufragou em 1980, provavelmente enquanto tentava escapar à Marinha grega carregando cigarros contrabandeados.







OS MAIS BELOS NAUFRÁGIOS DO MUNDO:
Naufrágios que são ainda visíveis nas praias

As Nações Unidas estimam que existem mais de 3 milhões de navios naufragados no fundo do oceano. Mas, também podemos encontrar naufrágios em praias desertas ou em recifes de corais no meio do oceano...

Lisboa em 1948




"Lisboa de Hoje e de Amanhã"
Documentário português realizado, escrito e narrado por etAntónio Lopes Ribeiro, produzido pela Câmara Municipal de Lisboa, no ano de 1948.


Este documentário é uma análise da cidade de Lisboa, feita por António Lopes Ribeiro, de quatro perspectivas: habitação, circulação, trabalho e, espaços de lazer.

Oscar Niemeyer Criador do Mundo Contemporâneo







Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida.
- Oscar Niemeyer




A vida é um sopro. Filme biográfico

O seu trabalho na arquitectura mudou o mundo.
E durante a sua vida o mundo mudou muito: em 1908 a população mundial não chegava aos 1,8 mil milhões, hoje 7000 milhões.


Niemeyer criou os arquétipos do futuro Brasil Tradicional, os quais já convivem com a imagética do Brasil Tradicional: um Brasil colonial, Português, que por sua vez fora futurista nos idos do nosso Pombalismo...



Ontem, com 104 anos morreu... Fumava, bebia. Comunista, criticou a estúpida arquitectura estalinista na cara de Estaline; mas adorava o violento ditador apesar do seu regime de terror, do massacre de milhões de pessoas que se opunham ao governo ou da eliminação de 2/3 do comité central do Partido Comunista Soviético.

Foi o mais importante arquitecto do mundo mas nunca se seduziu pelas tentações do dinheiro, nem as tolerou. Teve desapego pela acumulação de riquezas - não deixou fortuna.
já está.
Recuperei e já posso voltar a teclar nos ecrãns em liberdade.
Imensa peripécia aconteceu e, num repetente, estamos em avaliações e quase férias :)