sobre a nossa visita de estudo ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros


Ver mapa maior .


Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros


O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, com uma área de aproximadamente 35.000 hectares, ocupando mais de dois terços do Maciço Calcário Estremenho que é a mais importante zona calcária de Portugal, abrangendo as duas serras que lhe dão o nome (Serras de Aire e Candeeiros) e ainda o planalto de Santo António e o planalto de São Mamede.

O parque ocupa uma larga extensão, abrangendo diversos municípios: Alcobaça e Porto de Mós no Distrito de Leiria e Alcanena, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém no Distrito de Santarém.

Cerca de 24000 habitantes residem na área do Parque, mas concentrados na periferia, em pólos de indústria têxtil e curtumes, enquanto que a população rural começa a escassear. Possui, ainda, das poucas salinas de origem não marinha existentes em Portugal.






António Frazão 

António Frazão faz-nos o favor de guiar na nossa visita de estudo e dar a conhecer um pouco do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Em Outubro de 2011, António Frazão, dirigente da Cooperativa "Terra Chã", esteve no Programa Sociedade Civil na RTP2 para apresentar a Rota dos Pastores.