Nazaré tem monster waves

ver filme em youtube

RESUMO:
Garrett McNamara fez história, em 1 de Novembro de 2011, ao surfar a maior onda de sempre na Praia do Norte, Nazaré, estimada em cerca de 90 pés (cerca de 30 metros). 

FACTOS:
Na frente Atlântica da Europa (Portugal) existem ondas gigantes.
Esta onda gigante ocorreu graças à acção do canhão da Nazaré (um desfiladeiro submarino com cerca de 170km que chega aos 5000 metros de profundidade), à chegada de vagas gigantes à Praia do Norte, à orientação dos ventos e à confluência em simultâneo do swell oriundo de 3 direcções distintas. (nota: swell refere-se à ondulação à superfície de uma série de ondas de gravidade que não são geradas pelo vento local; originando ondas longas sobre a água que se movem continuamente sem quebrar).

Garrett McNamara estava a fazer Tow In (rebocado por um Jet-Ski) com os surfistas Andrew Cotton (Reino Unido) e Al Mennie (Irlanda) na Praia do Norte, quando apanhou esta onda gigante.



Fonte: MONICAN. In http://monican.hidrografico.pt

nota:
O projecto MONICAN é financiado pela Mecanismo Financeiro EEA Grants e tem por objectivo implementar capacidades de monitorização em tempo real e previsão operacional da área de influência do Canhão Submarino da Nazaré.