a todo o instante coisas fantásticas


ESA - Join Europe's astronauts on a journey into space

o futuro é hoje

.



Portugueses sem fronteiras

Neste episódio temos o Jorge Colombo que está em Nova Iorque e é ilustrador. depois vamos até Londres falar com a Zita Martins que é Astrobiologa, por fim e Paris com o Felipe Oliveira Baptista que é criador de moda.
Laurinda Alves

Excelente programa com portugueses excelentes. Simples, digno e com muita gana.

Estamos quase a «fechar» enquanto país, a tentar fugir à falência financeira e económica, mas ainda há muitos bons exemplos que nos podem orientar no meio desta crise (sobretudo exemplos de gente normal).

Sei que num futuro mais ao menos próximo tudo irá correr muito bem e que, já, neste preciso momento, uma nova geração de portugueses está a brilhar.

E sei que nos bancos da escola, apesar dos maus exemplos da nossa «escola», muitos alunos preparam-se para fazerem um «futuro muito ok». - e sei que sei, porque muitos foram meus alunos aqui em Évora. Alunos empenhados num mundo melhor porque mais informado...


nota:
Jorge Colombo é uma referência mítica no design gráfico e no jornalismo português - jornal Independente etc etc.

Geologia de Portugal em documentário

Ver em YOUTUBE/geografismos

Geoportugal 2009

Em 2009 a RTP2, UNESCO e a Farol de Ideias produziram um documentário sobre o património geológico de Portugal e o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável.

Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca, na Grande Área Metropolitana do Porto, à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida.

Qual a importância das geociências?

No fundo, o conhecimento da litosfera, o «mundo das pedras», é tão importante e interessante quanto o da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera. Todas estas «esferas» estão interligadas. A vida não seria possível sem essa relação que as Ciências da Terra estabelecem de uma forma holística, global.

GeoPortugal é um documentário escrito por Ivo Costa, com imagem de Tiago Mendes e Sérgio Morgado com edição de Marco Miranda e realização de Arminda Sousa Deusdado.

o sistema terra

.

ler relatório em ESA Multimedia

O Sistema Terra

Elementos principais que constituem o Sistema Terra.
Cliquem na imagem para ver o respectivo super poster.

ESA CryoSat - O primeiro mapa da espessura dos gelos marinhos

.



A missão ESA Earth Explorer CryoSat 

Numa altitude próxima dos 700 km e atingindo as latitudes 88º (nunca antes orbitadas!) o satélite CryoSat passou os últimos 7 meses a recolher medições precisas para o estudo das alterações na espessura dos gelos terrestres.



A órbita polar do CryoSat atinge as latitudes de 88 °.


O ESA Earth Explorer CryoSat tem como missão a monitorização precisa das mudanças na espessura do gelo marinho flutuante nos oceanos polares e variações na espessura das camadas de gelo que cobrem vastas áreas da Gronelândia e da Antárctida.


Modelo exagerado do relevo e do gelo da Antárctida.

O corte mostra a posição do substrato rochoso (bedrock) sob o gelo.
Subtraindo a altura da superfície do gelo à altura do «bedrock», o Cryosat pode derivar a espessura do gelo em todo o continente.



O primeiro mapa da espessura dos gelos marinhos no Oceano Árctico
na imagem em baixo




CryoSat mede a altura do gelo marinho acima da linha de água (conhecido como freeboard).
Os valores foram obtidos a partir de medições efectuadas entre Janeiro e Fevereiro de 2011 (justamente quando os gelos atingem o seu máximo anual) e foram utilizados na construção do primeiro mapa de espessura dos gelos marinhos do Ártico


Primeira constatação:
A extensão dos gelos marinhos no Ártico está a diminuir.


nota:
Créditos de ESA Portugal

o mapa do gulag

.



Pevek a cidade mais setentrional da Rússia.

Um lugar inóspito onde se localizaram 476 campos de trabalho que faziam parte do sistema político-repressivo da ex-União Soviética conhecido como o Gulag.

Este sistema prisional funcionou entre 1918 e 1956.


Um número desconhecido de pessoas (estima-se entre 18 a 25 milhões) foram considerados "inimigos da revolução" e enviados para locais extremos. Seriam a mão de obra gratuita utilizada na exploração dos confins desolados do império soviético.

Um mapa com pouca circulação na web mas que marcou a história do século XX.

férias de verão no Brasil


Ver em Painel Global


Para quem em Portugal vai de férias ao Brasil

O Inverno já está sendo como o previsto. Outras massas polares devem atingir nosso País até o final de agosto. Perdendo intensidade no mês de Setembro.

Desde Domingo uma massa de ar polar atingiu o Sul do Brasil.

Previram-se temperaturas baixas e possível queda de neve nas noites do Planalto Sul.
Aqui, o Sol não significa temperaturas elevadas pois os dias são muito frios e as noites ainda mais frias. Hoje, Terça-feira, as temperaturas podem atingir -10°C (negativos) no Planalto Sul.

Esta massa polar tem uma pressão atmosférica entre os 1036 hpa e os 1038 hpa (hectoPascal) definindo-se, portanto, como um campo de altas pressões (anticiclone).


nota:
No hemisfério sul o Solstício de 21 de Junho é o Solstício de Inverno e começou o Inverno. Cá, no hemisfério Norte, e no mesmo dia, ocorreu o Solstício de Verão e começou o Verão

aprender economia em directo



Ver em tv.economico.pt

ETV - Económico TV é tv em directo na inetrnet

Para quem se interesse por Portugal na actualidade, sobretudo por compreender as actuais questões da economia nacional.

Na ETV é usual convidarem os melhores especialistas e dedicam-se aos temas em análise com tempo e sem demagogia grosseira.

Para alunos de excelência interessados em economia ou nas ciências sociais ou, simplesmente, em Portugal, aconselho o visionamento regular do site - por vezes oferecem-nos excelentes «aulas» em directo.


nota:
O ETV tem uma grande vantagem: a serenidade. Os jornalistas não gritam; graficamente as emissões são consistentes e sábias.

mestrado em finanças da universidade nova entre os 30 melhores do mundo

O Mestrado em Finanças da Nova School of Business and Economics foi incluído no ranking do Financial Times, posicionando-se assim como um dos 30 melhores do mundo.

Este é o 3º mestrado da NOVA a entrar para os prestigiados rankings do FT – depois do Mestrado em Gestão e do Masters in International Management (MIM) – que também distinguiram a Formação de Executivos da NOVA.

O Mestrado em Finanças leccionado pela NOVA alcançou o 8º lugar do ranking no que diz respeito à “colocação profissional” dos alunos, comprovando a empregabilidade (nacional e internacional) associada ao programa e a eficácia do Career Management Office da Faculdade.


Ver em Painel Global


O Painel Global.

É o único web-SIG (sistema de informação geográfica) em Língua Portuguesa que mostra a Terra em tempo real.

Fenómenos naturais que podem levar à ocorrência de catástrofes naturais como terramotos, vulcões, furacões, tsunamis, icebergs, temperaturas extremas a Estação Espacial Internacional (ISS) e o Terminador da Terra são monitorados num mapa actualizado em tempo real (o Painel Global rastreia centenas de instituições científicas de monitorização).

O objectivo é mapear com precisão todos os riscos naturais que ocorrem diariamente mas que até agora eram mal divulgados ou dispersos através dos diversos sites.

cibelle


ver aqui

Cibelle: muito lá à frente, muito muito ok

O Brasil não só é BRIC na economia como é e sempre foi o sítio mais interessante do planeta em termos de música.

nota:
Há uns 2 anos atrás a Cibelle tinha um clip curtíssimo (no youtube) de um improviso com 3 amigos num barco, talvez com o Devendra Banhart (não tenho a certeza). Alguém pode mandar o link?

Verão: o Solstício de Junho é hoje







Solstício: ocorre duas vezes por ano quando a posição aparente do Sol no céu atinge seus extremos norte (Solstício de Verão, hoje) e sul (Solstício de Inverno, hoje).

Acontecem sempre nos meses de Dezembro e Junho (o dia e hora exatos variam de um ano para outro).

O Solstício quando ocorre em Junho (começa o Verão!) significa que esse será o dia mais longo do ano. Quando o Solstício ocorre em Dezembro (começa o Inverno!) significa que esse será o dia mais curto do ano

nota:
Nas aulas de geografia usa-se dizer: «Solstício é o exacto momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude».


O Planeta Terra no Solstício (Junho à esquerda e Dezembro à direita) e no Equinócio (Setembro em baixo e Março em cima) avistados de um ponto de vista a norte do equador.


O Planeta Terra no Solstício (Junho à esquerda e Dezembro à direita) e no Equinócio (Setembro em cima e Março em baixo) avistados de um ponto de vista a sul do equador.






O solstício de Junho em diversos lugares:

Latitude 0º - No equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite (ver cálculo da duração do dia para latitude de 0°). Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observados através do dia em que o Sol atinge a menor elevação no meio-dia local, podendo o azimute dessa elevação do Sol estar orientada para o norte (soltício de verão no hemisfério norte) ou para o sul (soltício de verão no hemisfério sul). Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.

Latitude 23° 26' Norte - No Trópico de Câncer o sol estará no seu zénite (na vertical) em Junho, será o dia mais longo do ano e inicia-se o Verão no hemisfério Norte (enquanto no Trópico de Capricórnio é o dia mais curto e inicia-se o Inverno).

Latitude 23° 26' Sul - No Trópico de Capricórnio o sol estará no seu zénite (na vertical) em Dezembro, será o dia mais longo do ano e inicia-se o Verão no hemisfério Sul (enquanto no Trópico de Câncer é o dia mais curto e inicia-se o Inverno).

Latitude 66º 33’ Norte - No Círculo Polar Ártico o único dia do ano em que o dia dura 24 horas ocorre em Junho (enquanto no Pólo Sul a noite dura 24 horas).

Latitude 66º 33’ Sul - No Círculo Polar Antártico o único dia do ano em que o dia dura 24 horas ocorre em Dezembro (enquanto no Pólo Norte a noite dura 24 horas).


Solstícios
e Equinócios
entre 2002 e 2017
data e hora TUC - Tempo Universal Coordenado)
Ano Equinócio

Março
Solstício

Junho
Equinócio

Setembro
Solstício

Dezembro
Dia Hora Dia Hora Dia Hora Dia Hora
2002 20 19:16 21 13:24 23 04:55 22 01:14
2003 21 01:00 21 19:10 23 10:47 22 07:04
2004 20 06:49 21 00:57 22 16:30 21 12:42
2005 20 12:33 21 06:46 22 22:23 21 18:35
2006 20 18:26 21 12:26 23 04:03 22 00:22
2007 21 00:07 21 18:06 23 09:51 22 06:08
2008 20 05:48 20 23:59 22 15:44 21 12:04
2009 20 11:44 21 05:45 22 21:18 21 17:47
2010 20 17:32 21 11:28 23 03:09 21 23:38
2011 20 23:21 21 17:16 23 09:04 22 05:30
2012 20 05:14 20 23:09 22 14:49 21 11:11
2013 20 11:02 21 05:04 22 20:44 21 17:11
2014 20 16:57 21 10:51 23 02:29 21 23:03
2015 20 22:45 21 16:38 23 08:20 22 04:48
2016 20 04:30 20 22:34 22 14:21 21 10:44
2017 20 10:28 21 04:24 22 20:02 21 16:28

"Orlando Ribeiro: Itinerâncias de um Geógrafo" é um documentário sobre o mais importante geógrafo português



Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo
Na comemoração do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997). Andou pelo país e pelas antigas colónias. Inseparável da sua Leica, Orlando Ribeiro fotografava tudo e, em cadernos de campo, anotava e desenhava. O seu livro Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico é das obras mais marcantes do século XX português Documentário realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes em 2010.
Tem 10.000 fotografias a preto e branco e as restantes imagens são diapositivos. Tirou-as não só em Portugal, mas nos vários países que calcorreou, desde o Brasil e México até Marrocos, Egipto e as ex-colónias, com excepção de Timor. E não só fotografava, como desenhava muito nos cadernos de campo, que depois usava como documentação. Em Portugal, as deambulações faziam-se numa carrinha 4L. "Era um carro alto, que conseguia atravessar os caminhos maus, os rios", diz Suzanne Daveau. "O Orlando conhecia a fundo Portugal. Queria mostrar-me os lugares que conhecia. Mas de vez em quando chegávamos a uma aldeia e ele dizia: "Ah, nesta aldeia nunca estive!" Ficava felicíssimo por descobrir uma coisa que não conhecia." Teresa Firmino in Público. O geógrafo que gostava de fotografia, de música e de vulcões
Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, como era conhecido na Rua da Escola Politécnica nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia em Portugal. Agora este fabuloso documentário para lá voltarmos. Podem ver e fazer o download do documetário Orlando Ribeiro porque a Lugar do Real fez serviço público cinco estrelas. nota: O texto de Teresa Firmino no Público é obrigatório

évora amarcord


Évora numa noite quente das férias de Verão

idh e a pegada ecológica per capita no ecological atlas de 2010



Cada vez mais os recursos naturais são menos.

Tema:
Evolução do desenvolvimento Humano e a emissão de CO2 per capita entre 1990 e 2006.

Tese:
O aumento do desenvolvimento humano origina excessiva poluição atmosférica devido às emissões de gases de efeito estufa (produzidas pelas fontes energéticas associadas às actividades industriais).

IDH e Pegada Ecológica 2010 - Trabalho de Pesquisa 9º ano avaliado


Curiosidade:
Os trabalhos de pesquisa para os meus alunos do 9º ano de geografia aconteceram à volta do gráfico de cima da google public data: O desenvolvimento humano e o seu impacto ambiental em 2010.

No 9ºB da Severim de Faria (Évora) a Ana Santos, a Mariana Roquette, a Millena Ferraz, a Natália Toledo e a Ana Figueira fizeram um trabalho excelente (100%). Gostei muito de trabalhar com esta turma - foi um ambiente muito ok! Ah se o nosso país fosse como vcs...

idh e rendimento nacional bruto per capita no relatório da onu de 2010



Cada vez mais, mais «desenvolvimento humano».

Tema: 
Evolução do desenvolvimento Humano e do crescimento económico desde 1980 até 2010.

Tese: 
Apesar de tudo o desenvolvimento humano tem aumentado por todo o lado nos últimos anos. Apenas os países com IDH muito elevado têm capacidade de gerar elevada riqueza per capita (acima dos 20.000 dólares por habitante).



IDH e RNB per capita 2010 - Trabalho de Pesquisa 8º ano avaliado


Curiosidade:
Os trabalhos de pesquisa para os meus alunos do 8º ano de geografia aconteceram à volta do gráfico de cima da google public data: O desenvolvimento humano e o crescimento económico em 2010.

Este trabalho é do João Lérias e do Francisco Candeias do 8ºB da Severim de Faria (Évora) e correu muito bem e cumpriram com tudo!



nota:
Fiquei positivamente surpreendido com o 8ºB após as confusões do 1º Período de aulas.
Fui muito chato com as questões disciplinares (choveram sempre faltas disciplinares) mas, durante o 2º e 3º Período, fizeram trabalhos óptimos e de todas as minhas turmas de 8º e 9º anos acabaram por ser a turma que executou os mais dedicados trabalhos em geografia (portefólio, trabalho de pesquisa, cadernos e «actividades de geografia»).

Google Public Data Explorer: taxa de fertilidade e esperança de vida



Mais vida menos filhos.

Tema: Evolução da taxa de fertilidade e da esperança média de vida desde1960 até 2009.
Tese: Com o aumento da esperança de vida diminui a quantidade de filhos por mulher.
Conclusão: Ter muitos filhos é uma estratégia dos muito pobres.



Meta-diálogo: mais uma revolução google
Mais uma revolução que faz andar o mundo para a frente. Agora com os gráficos extraordinários do pessoal da Google criados com a ainda mais extraordinária ferramenta: O Google Public Data Explorer está em google.com/publicdata/home

exames nacionais de geografia devidamente organizados





Exames nacionais de geografia no secundário.

Actualizei a lista dos exames de geografia.
A pensar nos alunos que terminam agora o 11º ano (alguns o 12º). A cada ano que passa são feitos quatro exames nacionais.

Leiam com atenção as respostas de cada pergunta e os respectivos critérios de correcção.


Sugestão minha: trabalhem primeiro estes exames:
exame de geografia 719 - 2009 - fase1 versão1 - perguntas e respostas
exame de geografia 719 - 2009 - fase1 versão2 - perguntas e respostas
exame de geografia 719 - 2009 - fase2 versão1 - perguntas e respostas
exame de geografia 719 - 2009 - fase2 versão2 - perguntas e respostas
***
exame de geografia 719 - 2010 - fase1 versão1 - perguntas e respostas
exame de geografia 719 - 2010 - fase1 versão2 - perguntas e respostas
exame de geografia 719 - 2010 - fase2 versão1 - perguntas e respostas
exame de geografia 719 - 2010 - fase2 versão2 - perguntas e respostas



nota:
O GAVE tem uma página semelhante mas que está sempre a mudar de link e, também, porque costuma apresentá-los de um modo muito confuso.

eclipse lunar total de 15 de Junho de 2011

.

Composição fotográfica mostrando todos as fases de um eclipse lunar.


Fases de um eclipse lunar.


Um eclipse lunar ocorre quando a Lua penetra no cone de sombra projetado pela Terra, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados (com a Terra no meio do Sol e da Lua).

O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia (nota: Lua cheia ocorre sempre que a Lua está atrás da Terra, do ponto de vista de quem está no Sol).
Mas como o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita da Terra, nem todas as Luas cheias provocam eclipses lunares.

O eclipse lunar ocorre sempre que a fase de Lua cheia coincide com a passagem da Lua pelo plano da órbita da Terra. Este ponto é onde o plano da órbita da Lua coincide com o plano da órbita da Terra e chama-se nodo orbital.
Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.

A sombra projetada pela Terra possui duas partes denominadas umbra e penumbra.
A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.








Eclipse lunar total de 15 de Junho de 2011

Com a duração 03h39minutos. Será visível na África, Ásia Central, leste da Ásia, América do Sul, Austrália.

Este apesar de ser um eclipse total, em Portugal, quando a Lua nascer no horizonte o eclipse já estará a decorrer, pelo que será um nascimento já eclipsado.

O eclipse tem inicio às 17:24 UT (Universal Time) e termina às 23:00 UT mas o mais interessante do eclipse, pela sua visibilidade ocorre entre as 19:22 UT e 21:02 UT, que é a parte da totalidade (na imagem em cima os contactos U2 e U3).




Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.


Ponto de vista lunar: um eclipse solar com a Terra a ocultar o Sol.

muito ok


Ver em Almedina - Ilha Teresa

A vida de Teresa muda radicalmente quando os pais deixam Lisboa para irem viver em Nova Iorque.

Não estando preparada para a vida na América, com dificuldade para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música.

Mas o mundo de Teresa desmorona-se completamente quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, com uma mãe negligente e consumista.

Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 - aniversário da morte de John Lennon - quando ela e Angel fazem uma peregrinação ao Memorial Strawberry Fields Forever em Central Park. Aí, um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto devolve-a à vida e ao amor.

in Almedina. Apresentação de Ilha Teresa

Richard Zimler apaixonou-se e veio viver para Portugal há 20 anos. Agora, escreve um romance sobre uma jovem que faz o inverso do seu percurso. Talvez uma autobiografia do avesso.

É a minha sugestão de leitura de Verão para as minhas alunas da Severim de Faria. Sejam Felizes e boas férias!

OCDE 2011: trust


OECD(2011), Society at a Glance 2011 - OECD Social Indicators (www.oecd.org/els/social/indicators/SAG)


«Trust» assinala o gráfico de 2011 da OCDE.
Em 2011, 62% dos portugueses não confiam nem acreditam nos outros. E de ano para ano confiamos cada vez menos.


Trust também no ensino.
O nosso sistema Escola está a passar um mau bocado e parte dos seus problemas está nesta «falta de confiança». A actual avaliação de professores pressupõe desconfiança, aliás, incentiva a não confiar nos pares de trabalho, incentiva a não-cooperar entre pares. A cada dia que passa consolida-se uma cultura de «não-confiar, não cooperar». Nas escolas os pais passaram a ser temidos, alunos temem a arbitrariedade dos professores, professores receiam os seus pares com os quais são forçados a competir numa avaliação de soma zero.




nota:
OCDE - Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico é uma organização internacional de 34 países (em 2011) que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado.

Os países-membros da OCDE têm economias de elevado rendimento (RNBpc - Rendimento nacional Bruto Per Capita) e porque possuem um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH Muito Elevado) são considerados países desenvolvidos, exceto o México, Chile e Turquia que apenas possuem um IDH Elevado.

o meu amarcord


TMA - Teatro azul + Bee Gees from Vitor Gabriel
Entre o Parque das Bicicletas e a António da Costa (a escola) o Teatro Azul é uma referência na arquitectura, no teatro, em Almada e no meu próprio Amarcord (recordar). Nascido em Lisboa, criado em Almada, este filme de Vitor Gabriel é para mim muito Amarcord.

o programa «novas oportunidades» vale apena

.





Academic Earth pretende partilhar com todos o acesso a uma educação de excelência



[A]s minhas "Novas Oportunidades" são as aulas que podem ser descarregadas gratuitamente.

[P]odemos ver a qualquer altura, num comboio, num avião, enquanto se espera, de pé ou sentado, na cama, alguns dos melhores professores do mundo a darem as suas aulas normais, sem encenação - entram e saem alunos diante das câmaras, existem anúncios de testes e exames, "a próxima aula é na quinta e não na segunda-feira", etc. -, as mesmas aulas a que até agora apenas os mais privilegiados podiam assistir em Yale, Oxford, Stanford e dezenas de outras universidades.

[...] Com relevo para Yale, cujo conjunto de aulas disponíveis é de excepcional qualidade. Repito: excepcional qualidade, um prazer para aprender, umas "novas oportunidades" que quem pode aceder a estas tecnologias tem de graça com um ou dois cliques.

José Pacheco Pereira in Abrupto

O objectivo do Academic Earth é reunir as melhores video-aulas, as melhores palestras, dos melhores professores das melhores universidades do mundo num só website. 

Os temas e disciplinas são variados.  Actualmente oferece mais de 1500 videos das mrlhores universidades do mundo: MIT, Stanford, Berkeley, Harvard, Princeton, e Yale.



nota:
Academic Earth é sediado em São Francisco, Califórnia.

a maior aventura da humanidade

.

Streaming live video by UStream

nasa tv live.

Video-imagens do dia-a-dia da agência espacial NASA emitidas em directo para a internet.
Transmissões frequentes via satélite do espaço sideral.

o vulcão Puyehue antes da erupção

.

Panorâmica do vulcão Puyehue obtida nas proximidades do refúgio El Caulle a 1350 metros de altitude.
flickr postinos: ascenso volcan puyehue - Chile



Panorâmica do vulcão Puyehue obtida a partir do refúgio El Caulle a 1350 metros de altitude (Maio de 2008).
flickr postinos: ascenso volcan puyehue - Chile



Vertente norte da cratera do vulcão Puyehue (Maio de 2008).
flickr postinos: ascenso volcan puyehue - Chile



Cratera do vulcão Puyehue (Março de 2010).
picasa dries vandevyvere: volcan puyehue - Chile





Erupção do vulcão Puyehue (4 de Junho de 2011).
Ian Salas/Efe





Região da Patagónia, América do Sul. Erupção do vulcão Puyehue.
NASA Goddard / MODIS Rapid Response Equipe



Parque Nacional Puyehue: cinzas vulcânicas.
Alfredo Leiva-Associated Press


nota:
Cliquem nas imagens para verem as fotografias do Puyehue em tamanho gigante






Vulcão Puyehue

O Puyehue é um vulcão activo do tipo estratovulcão cujo cone colapsou. A sua altitude mede 2240 metros (por refrência o nível médio do mar) e o seu comando mede 1800 metros (altura medida entre a base e o topo).

O vulcão Puyehue juntamente com Cordón del Caulle e o Cordilheira Nevada constituem um sistema vulcânico de orientação noroeste-sudeste conhecido na
vulcanologia por Complexo Vulcânico Puyehue-Cordón Caulle (abreviado
CVPCC).

Situado na região geográfica da Patagónia, pertence à Cordilheira dos Andes na secção delimitada pela Região de Los Ríos e a Região de Los Lagos, Chile. A sua localização absoluta faz-se nas coordenadas 40°35′25″de latitude Sul72°07′02″ de longitude Oeste (fronteira leste do Parque Nacional Puyehue).



Parque Nacional Puyehue

O Parque Nacional Puyehue é um dos cinco parques naturais da Região de Los Lagos na Patagónia Chilena. Localizado na Cordilheira dos Andes, a 80 km da cidade de Osorno (é a capital da Província de Osorno, na Região de Los Lagos) tem 107 mil hectares é o parque mais visitado e desenvolvido do Chile.


nota:
O Parque Nacional Puyehue tem um dos melhores circuitos de trekking da América do Sul.
Consultem Aventura e Vida (www.duclerc.com) para visualizarem o circuito e respectiva travessia de Puyehue durante 5 dias

vulcão Puyehue

.








Crédito: NASA Goddard / MODIS Rapid Response Equipe

nota:
Cliquem nas imagens para verem as fotografias do Puyehue em tamanho gigante




Vulcão Puyehue, Chile.

Localizado no centro do Chile, aos 2.240 metros de altura. A sua última erupção ocorreu há 51 anos, dois dias após um terramoto intenso.

O vulcão Puyehue é um estratovulcão (formação em formato de cone) feito de várias camadas rochosas.

As cinzas alcançaram 10.000 metros de altura e 5.000 metros de largura. Já atingiram o Oceano Atlântico.

Os ventos e correntes frias podem fazer as partículas do vulcão permanecer até meses na atmosfera.


Imagens da erupção do vulcão Puyehue Caulle-Cordón no Chile.

A imagem de satélite foi capturada pela instrumentação MODIS do satélite Terra, da NASA em 6 de junho (14:25 UTC). O vulcão está no centro-esquerda da fotografia com a sua nuvem de cinzas orientada para nordeste, virando posteriormente, para sudeste em direcção ao Oceano Atlântico. Crédito: NASA Goddard / MODIS Rapid Response Equipe.

a caverna infinita





Ver em National Geographic


Vietname

Hang Son Doong ou "Caverna do Rio da Montanha" é a maior caverna do mundo contem uma floresta, uma parede de lama com 70 metros de altura logo na entrada e podia ser garagem para um 747 e um rio que excede os 100 metros de profundidade na estação das chuvas (monções).

Localiza-se no remoto e acidentado Phong Nha-Ke Bang National Park perto da fronteira com o Laos. A caverna descrita nesta reportagem da National Geographic é parte de uma rede de cerca de 150 cavernas (a maioriaainda não foi explorada) nas Montanhas Annamite.

Reportagem completa do "National Geographic Explorer" Mark Jenkins e do fotógrafo Carsten Peter em ngm.nationalgeographic.com/2011/01/largest-cave

lá em cima: altitude 360 km

Image Credit: NASA


O Space Shuttle Endeavour acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS).

O Endeavour ajudou a construir o complexo espacial ISSS durante a última década. A imagem foi obtida a partir da perspectiva da nave russa Soyuz em manobras a uma distância de 600 metros das duas naves.


nota:
A construção do Endeavour começou em 1987 com o objetivo de substituir o Space Shuttle Challenger (destruído no lendário acidente de 1986)