OCDE 2011: trust


OECD(2011), Society at a Glance 2011 - OECD Social Indicators (www.oecd.org/els/social/indicators/SAG)


«Trust» assinala o gráfico de 2011 da OCDE.
Em 2011, 62% dos portugueses não confiam nem acreditam nos outros. E de ano para ano confiamos cada vez menos.


Trust também no ensino.
O nosso sistema Escola está a passar um mau bocado e parte dos seus problemas está nesta «falta de confiança». A actual avaliação de professores pressupõe desconfiança, aliás, incentiva a não confiar nos pares de trabalho, incentiva a não-cooperar entre pares. A cada dia que passa consolida-se uma cultura de «não-confiar, não cooperar». Nas escolas os pais passaram a ser temidos, alunos temem a arbitrariedade dos professores, professores receiam os seus pares com os quais são forçados a competir numa avaliação de soma zero.




nota:
OCDE - Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico é uma organização internacional de 34 países (em 2011) que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado.

Os países-membros da OCDE têm economias de elevado rendimento (RNBpc - Rendimento nacional Bruto Per Capita) e porque possuem um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH Muito Elevado) são considerados países desenvolvidos, exceto o México, Chile e Turquia que apenas possuem um IDH Elevado.