eclipse lunar total de 15 de Junho de 2011

.

Composição fotográfica mostrando todos as fases de um eclipse lunar.


Fases de um eclipse lunar.


Um eclipse lunar ocorre quando a Lua penetra no cone de sombra projetado pela Terra, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados (com a Terra no meio do Sol e da Lua).

O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia (nota: Lua cheia ocorre sempre que a Lua está atrás da Terra, do ponto de vista de quem está no Sol).
Mas como o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita da Terra, nem todas as Luas cheias provocam eclipses lunares.

O eclipse lunar ocorre sempre que a fase de Lua cheia coincide com a passagem da Lua pelo plano da órbita da Terra. Este ponto é onde o plano da órbita da Lua coincide com o plano da órbita da Terra e chama-se nodo orbital.
Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.

A sombra projetada pela Terra possui duas partes denominadas umbra e penumbra.
A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.








Eclipse lunar total de 15 de Junho de 2011

Com a duração 03h39minutos. Será visível na África, Ásia Central, leste da Ásia, América do Sul, Austrália.

Este apesar de ser um eclipse total, em Portugal, quando a Lua nascer no horizonte o eclipse já estará a decorrer, pelo que será um nascimento já eclipsado.

O eclipse tem inicio às 17:24 UT (Universal Time) e termina às 23:00 UT mas o mais interessante do eclipse, pela sua visibilidade ocorre entre as 19:22 UT e 21:02 UT, que é a parte da totalidade (na imagem em cima os contactos U2 e U3).




Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.


Ponto de vista lunar: um eclipse solar com a Terra a ocultar o Sol.

Sem comentários: