União Europeia dos 27 - para estudar

Para os mais distraídos, e porque isto dos «países» é coisa do sétimo ano ou anos anteriores, os posts em baixo são dedicados à União Europeia.

Não esquecer: em todos os testes de geografia vou pedir a localização dos países europeus (e que se comece pela UE27..!). Uma doidice mas tem de ser...

União Europeia dos 27 - A lista dos 27


Ver em europa.eu/abc/european_countries

União Europeia dos 27


Ver em europa.eu/abc/european_countries



Ver em ...



O mapa oficial da União Europeia dos 27 e, em baixo, o GOOGLE EARTH para ajudar a pesquisar. Façam zoom para ler os nomes dos países e suas principais cidades.

documentário Ruas da Amargura


Ver em youtube/REALFICCAO

O género documentário é um dos pontos da nossa excelência. Aqui um excerto do trabalho de Rui Simões - Ruas da Amargura. Um excelente trabalho, o filme; uma péssima realidade, as nossas ruas.

A Real Ficção é uma referência e tem canal em youtube.com/user/realficcao.

Imagino que corresse o filme livremente na net e o seu público seria gigante... Lamento-me não o poder ver na totalidade, nem poder levá-lo aos meus alunos de Acção Social.

Excelente, muito excelente é a nota final.

Público - O ensino profissional que funciona

Público - Uma escola criada por empresas onde os alunos não têm problemas de emprego


Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA). O estabelecimento de ensino acaba de celebrar 20 anos e fica em Sines, à entrada da vila. 
A escola prepara os alunos para o mercado de trabalho e a maioria tem saídas profissionais e ofertas de emprego mal termina a formação, assegura o director da ETLA, Joaquim Marques. 
Cerca de 35 por cento continuam para o ensino superior. "Quando os empregadores nos pedem diplomados, não temos ou não temos os melhores, porque esses prosseguem os estudos", revela. Muitos tentam conciliar o superior com o primeiro emprego; outros começam a trabalhar e depois entram no superior; e há ainda quem, não tendo terminado o curso, se comprometa a fazê-lo e entre no mercado de trabalho, acrescenta Joaquim Marques. "Há cursos em que os pedidos são mais do que os diplomados", diz. Um exemplo é o curso de Química Tecnológica. O mercado não precisa de engenheiros, mas de técnicos, reforça.


Uma rara excepção. Certamente a estória desta notícia não se aplica à maioria dos actuais cursos profissionais mas há o potencial da coisa.

Por norma mal entendidos acerca das estratégias de ensino, ausência de recursos materiais adequados e, sobretudo, uma logística pouco funcional têm como consequência uma desadequação deste tipo de ensino em relação ao tipo de alunos que o procuram.

***

No caso da minha escola, a secundária Severim de Faria em Évora, tenho testemunhado o caso exemplar do Curso Profissional de Animador Sociocultural. Um curso com alguma tradição e, melhor ainda, com um processo de estágios e um trabalho de motivação de alunos muito bons - elogios para os professores Maria do Anjo e António Cravo.

Estes professores, responsáveis por este curso e pelo seu processo de estágios, têm conduzido um trabalho de qualidade com as instituições do concelho e, parte mais difícil, um trabalho de qualidade ao longo dos anos.

Várias vezes fiquei de boca aberta com os milagres operados em alunos desmotivados (com "percursos escolares" complicados e para os quais eu próprio perdera a paciência) mas que obtiveram, no final do caminho, um emprego que os redimiu ou, nos casos mais dedicados, optaram por seguir estudos superiores.

Michel Giacommeti

conhecer Portugal com Michel Giacometti


Ver em youtube.com/watch?v=q0hypSHnR_A

Em 22 de Novembro (2010) o Público e a RTP iniciam uma colecção inevitável para conhecermos um Portugal extinto nos últimos 20 anos.

É o trabalho do etnomusicólogo Michel Giacometti (1929-1990). Uma colecção de 39 documentários que apresenta o primeiro levantamento exaustivo em filme das práticas musicais do povo português.

Em cima um excerto. Um povo de "Gente bonita" dizia a National Geographic numa reportagem nos começos do século XX e ainda jovem e cantadeira mostram as imagens em 1970.

Na década de 60 tudo começou a mudar e foi um país e uma cultura a envelhecer, literalmente, e em acelerado processo de desaparecimento que Michel Giacometti documentou.


Nota:
Perguntasse alguém "Do que trata a Geografia no ensino secundário?" e a resposta passaria obrigatoriamente por estas matérias.

Público - China fez o maior censo demográfico do mundo

Público - Maior censo da história reflecte China urbana e envelhecida

Entre 1 e 10 de Novembro, 6 milhões de funcionários estiveram a recolher informações para o maior censo alguma vez realizado em todo o mundo.

A China é um país de 1.295 milhões de habitantes (número apurado pelo censo de 2000) Em 1953 eram 594 milhões quando o primeiro censo foi feito).

No último estudo, de 2000, concluiu-se que 64 por cento da população vivia nas zonas rurais. Mas estimativas da ONU apontam para que este ano haja já uma repartição praticamente igual.

É provável que os resultados apontem para a verdadeira dimensão de alterações demográficas como a queda no número de jovens, o aumento de velhos e um declínio da população activa, num país onde as pensões estão pouco asseguradas e o cuidado dos idosos fica a cargo dos filhos (grande parte das vezes, do único filho).

uma vida digna em Portugal - o tema do desenvolvimento humano


Ver em Lista do youtube/Geografismos: geo-9.1 desenvolvimento humano

Volto a re-repetir este post para o 9ºD. É o documentário apresentado no nono ano e para o qual pedi a redacção de relatório e guardá-lo para avaliação (é mais um «anexos»). Na aula anterior ao teste visionámos a primeira parte, fica para vcs o restante.

Já sabem que a informação mais politiqueira não deverá constar no relatório

governar com sentido de humor


Ver em www.http://tsf.sapo.pt/blogs/governosombra/default.aspx

O nosso humor. O melhor programa de humor português.

conhecer Portugal contemporâneo


Ver em http://videos.sapo.pt/P27GrToZcGEfyUASBadJ

Plano Inclinado com o convidado Alexandre Soares dos santos.

Actualmente contamos com dois ou três programas na televisão portuguesa que muito ajudam a compreender o nosso país. Voltarei a postar sobre o assunto.

nota:
Pela primeira vez, neste programa (aos 13:26''), ouvi um testemunho favorável ao programa NOVAS OPORTUNIDADES que deve ser considerado com atenção.

letras sem livros

30% dos estudantes de letras acham que ler é um sacrifício


A ORIGEM DAS ESPÉCIES (2010). Por ser de manhã. Consultado em 11-11-2010. http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/1265815.html

bom mas sintomático


Ver em youtube/SONYPICTURES

O filme FaceBook. Uma boa história sobre muito poder, imensa inteligência e arranjar namoradas.

Corre bem o argumento de "Muito é bom. Muito mais é melhor" mas com um senão, quando a tradução portuguesa trai o final de apoteose: o dia em que o facebook atinge o bilião de utentes. Erro simples mas sintomático do tradutor profissional: billion não é bilião. O nosso planeta nunca poderá comportar um BILIÃO de humanos, quanto mais um bilião de usários facebookianos.

Nas universidades americanas inventou-se o facebook, cá confundimos os grandes números.

o nosso mapa de sismos




Todos os dias ocorrem sismos. Este mapa da península Ibérica lista os últimos 30 dias. No topo a escala de magnitude de cada sismo por cores. Cliquem nas cores da legenda ou cliquem em cada bolha. A vermelho estão os sismos dos últimos dois dias.

Obrigado a www.joaquim.org

avaliações

202 alunos. Crise de conjuntivite (graças às «zangas» do novo ar condicionado com o novo aquecimento central). Está quase, só falta corrigir esta primeira vaga de testes.

2010: o desenvolvimento humano humano (IDH)



A partir deste ano calculamos o IDH com outros indicadores na riqueza e na educação. Os países dividem-se entre os Desenvolvidos e os Em Vias de desenvolvimento.

Os "Desenvolvidos" são os que se classificam no quartil superior de 169 países (ou seja, 25% dos 169 países classificados em 2010 com os valores mais elevados e que correspondem a 42 países) e por isso o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano muito elevado».

Os "Em Vias de Desenvolvimento" são os que se classificam nos restantes 75% dos 169 países classificados em 2010 e que correspondem a 43 países (o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano elevado»); mais 42 países (o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano médio»); mais 42 países para os últimos 25% (o seu IDH designa-se como «desenvolvimento humano baixo»).

2010

Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. A verdadeira riqueza das nações - 2010 (PNUD)

Público - Portugal está entre os países onde melhor se vive, mas nem por isso é feliz

Público - Portugal está entre os países onde melhor se vive, mas nem por isso é feliz

Portugal é um dos 42 países do mundo onde melhor se vive, mas os seus cidadãos não se satisfazem com este estatuto: só os eslovacos e os estónios - entre aqueles que se incluem neste restrito clube - conseguem ser mais infelizes. O certo é que, desde 1980, que o desenvolvimento humano no país tem vindo sempre a melhorar, embora, por vezes, como é o caso deste ano, não seja o suficiente para travar uma queda na tabela.

No relatório de 2010 (com dados económicos de 2008; e.g. o RNB) Portugal ocupa a 40ª posição entre 169 países

Público - O mundo, afinal, tem melhorado mais do que pensávamos

Público - O mundo, afinal, tem melhorado mais do que pensávamos




O relatório anual, o mais abrangente dos que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) começou a divulgar em 1990, conclui que a média mundial do IDH - que combina esperança de vida, instrução e rendimento - aumentou 18 por cento desde 1990 e 41 por cento desde 1970. E por isso os autores não têm dúvidas em escrever que mundo é "um lugar muito melhor hoje do que era em 1990 - ou em 1970".

Nos 135 países com dados completos [desde 1970] e que representam 92 % da população do planeta, a esperança de vida aumentou de 59 para 70 anos, a escolarização de alunos do ensino básico e secundário passou de 55 % em 1970 para 70 % em 2010 e o produto interno bruto (PIB) duplicou e ultrapassa a média dos dez mil dólares.

IDH 2010: Portugal desceu de 34º para 40º

Posição -  País
1º Noruega
2º Austrália
3º Nova Zelândia
4º Estados Unidos
5º Irlanda
6º Liechtenstein
7º Países Baixos
8º Canadá
9º Suécia
10º Alemanha
11º Japão
12º Coreia do Sul
13º Suíça
14º França
15º Israel
16º Finlândia
17º Islândia
18º Bélgica
19º Dinamarca
20º Espanha
21º Hong Kong
22º Grécia
23º Itália
24º Luxemburgo
25º Áustria
26º Reino Unido
27º Singapura
28º República Checa
29º Eslovênia
30º Andorra
31º Eslováquia
32º Emirados Árabes Unidos
33º Malta
34º Estônia
35º Chipre
36º Hungria
37º Brunei Darussalam
38º Qatar
39º Barém
40º Portugal

imagens do trabalho geográfico: os testes de avaliação

Ver em youtube/GEOGRAFISMOS

Video de um teste de geografia de 7º ano. Um termopluviométrico em papel milimétrico. O barulho que se ouve é o da escola, na sala silêncio e calor.
Bons alunos apesar da confusão arruaceira que era a Secundária Luísa de Gusmão em Lx.

Nesta turma recordo um aluno muito sério, batalhador e que ajudava os pais numa loja da Almirante Reis, aliás, a família vivia no local de trabalho; no começo do ano mal dominava o português, no final fez geografia com distinção (na imagem podemos ver o seu dicionário de português-mandarim).

Este ano já frequentam a faculdade. Bons estudos e bom trabalho para todos, este é o meu «amarcord».

[dicionário breve de] imagens do trabalho geográfico



A imagem é dos meus tempos de estágio numa escola dita problemática na Amadora mas com uma orientadora cinco estrelas: Dulce Garrido. Competência profissional, serenidade e sempre, sempre no «caminho do bem».

Hoje encontrei uma imagem desses tempos. Um aluno desenha o «perfil topográfico» de uma das vertentes da escola. Até hoje ainda não consegui disponibilidade para repetir esta «tradição» do trabalho geográfico. Enfim, coisas do meu Amarcord

jogo fácil da Europa para testes de geografia


Ver em sheppardsoftware.com/Europe/Europe_travel_G0_double2.html

Teste de geografia no oitavo ano e teste de geografia no nono ano
Para treinar ao longo da semana a localização dos países europeus.

Lista de outras versões seleccionadas para os meus alunos de oitavo e nono ano está aqui AQUI.

Portugal, ricos e pobres


Ver em Lista do youtube/Geografismos: geo-9.1 desenvolvimento humano

Volto a repetir este post. É o documentário apresentado no nono ano e para o qual pedi a redacção de relatório e guardá-lo para avaliação (é o 3º dos «anexos» no 9ºA). Foi hoje.

Algo irónica a preocupação da subida dos impostos nesse quase Verão de 2009. Mas o interessante para nós é a descrição sobre a situação do desenvolvimento humano em Portugal