tsunami explicado


Ver em YOUTUBE/geografismos: http://www.youtube.com/watch?v=Y_mEH19mykQ


Um tsunami (do japonês; significa "onda de porto") é uma série de ondas provocadas por perturbações abruptas que deslocam verticalmente uma coluna de água.

Na sua origem poderá estar um sismo, actividade vulcânica, deslocamento abrupto de terras, gelo, ou o impacto de um meteorito.

A causa mais frequente de tsunami é a ocorrência de maremotos (um sismo no fundo do mar)

A energia de um tsunami resulta da sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a amplitude da onda (a sua altura) aumentará à medida que a sua velocidade diminui.

Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.

Sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio.

As ondas são o resultado da acção da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis.

Deslizamentos de terra subaquáticos, que acompanham muitas vezes os grandes tremores de terra, bem como o colapso de edifícios vulcânicos podem, também, perturbar a coluna de água, quando grandes volumes de sedimentos e rocha se deslocam e se redistribuem no fundo do mar. Uma explosão vulcânica submarina violenta pode, do mesmo modo, levantar a coluna de água e gerar um tsunami.

Grandes deslizamentos de terra e impactos de corpos cósmicos podem perturbar o equilíbrio do oceano, com transferência de momento. destes para o mar. Os tsunamis gerados por estes mecanismos dissipam-se mais rapidamente que os anteriores, podendo afectar de forma menos significativa a costa distante.

CONSULTAR:
Tsunami and Earthquake Research at the USGS:
http://walrus.wr.usgs.gov/tsunami