The Ecological Footprint Atlas - 2009

Atlas estatístico sobre a actual condição ecológica do planeta. Centrado nos recursos naturais e biodiversidade consumidos pelas actividades humanas.

A Pegada Ecológica mede a procura da humanidade sobre a biosfera em termos de área de terra e mar biologicamente produtiva, necessária para providenciar os recursos utilizados e absorver os resíduos criados pelo Homem.

A Pegada Ecológica é um indicador útil para referir a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar uma determinada população (tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos para manter os seus actuais níveis de consumos).

Em 2006, a Pegada Ecológica global era de 17.100 milhões de hectares globais (gha), ou 2,4 gha por pessoa (um hectare global é um hectare com capacidade mundial média de produzir recursos e absorver resíduos). Como a biocapacidade da Terra é de 1,8 gha por pessoa existe um deficit de aproximadamente 40% o que
significa que em 2006 a humanidade necessitava de ter 1,4 planetas Terra para manter as presentes condições de vida (consumos energéticos e consumos de recursos naturais)

A competição pelos recursos ecológicos será o elemento decisivo na geopolítica do Século XXI.