ver em youtube.com/watch?v=0GGChpl0nIc

férias com chuva

Farta-sede chover. Mau tempo mas óptimo para sair aí pelas serras à procura de lobos maus, maus, pedras e paus; um tempo que «está forte» e é bom para saltar nas poças de água - estas são as vontades de uma filha linda e acho que vou ter uns bons dias de férias.
[in CBC.ca/KIDS]

Inverno, s. m. estação do ano entre o Outono e a Primavera, caracterizada pelo frio e pela chuva. Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora.

Desde as 17h47m de 21 de Dezembro que estamos no Inverno. Deixo-vos um game apropriado. É uma animação flash fornecida pela CBC-Canadá, que está num site com materiais de divulgação científica e outos tantos games.

Podem jogar em versão gigante clicando AQUI

natal de 2009

inverno 2009

natal muito lá em cima




Image Credit: NASA

A imagem é do projecto Terra Turns Ten. Obtida em Novembro de 2009, as áreas brancas mostram onde a neve cobre o chão completamente, enquanto os pontos azuis assinalam as áreas com cobertura de neve parcial.

No auge do inverno do hemisfério norte, mais de 40 por cento da superfície terrestre estará coberta de neve.
Além de ser uma fonte importante de sustentação da vida da água, a neve também reflete a luz solar, o que limita a quantidade de calor da Terra absorve do sol.


Cliquem na imagem e tenham
um 25 de Dezembro frio e cosey para todos.

2003-2009

A propósito da notícia do Público recordei o percurso do Geografismos. Um projecto-ideia para acompanhar a minha casa às costas de eterno professor contratado. Um projecto-ideia arquitectado à prova de bala e, por isso mesmo, independente de qualquer estrutura escolar ou qualquer outro apoio mais ou menos institucional. Uma ideia-coisa que vive na net e depende exclusivamente da vontade do seu autor.

Tudo começou em 2003 e continuamos. Desse tempo, com o pessoal de Santa Clara que recordo com emoção - amarcord

evocar 2005

Geografismos no TOP 100 do E-learning Awards  

Em 2005 o Geografismos foi classificado entre os 100 melhores sites europeus dedicados à educação. Candidataram-se 33 países com 772 projectos on-line.

O projecto Geografismos concorreu em nome da Escola Secundária Luísa de Gusmão, mas, de facto, é resultado de trabalho saltimbanco feito desde o Inverno de 2003, em Évora.



Na imagem satélite é possível localizar os estabelecimentos por onde já ensinamos geografia - façam zoom para cada etiqueta ou cliquem na palavra «served by tagzania».

O Top 100 do Elearning Awards é o resultado do concurso organizado pela European Schoolnet e pretende:

The eLearning Awards aim at identifying and awarding excellent practice in using ICT for learning.

A European Schoolnet é uma parceria internacional de mais de 20 Ministérios da Educação europeus. Em 2005 os 772 candidatos foram avaliados por especialistas em educação de toda a Europa.

continuar a  ler aqui

Público - Estas escolas são das melhores a usar novas tecnologias

Público - Estas escolas são das melhores a usar novas tecnologias

Azeitão. Penafiel. MIT. E-Learning Awards. O ensino com novas tecnologias. Parabéns.

Lê-se no Público: Este ano houve 700 projectos, de 31 países, a concorrer ao prémio e-Learning Awards, que distingue o ensino com novas tecnologias. 2 escolas portuguesas ficaram entre os primeiros 50 lugares. Bravo

Público - Terceiro ciclo do ensino básico vai ter menos disciplinas

Público - Terceiro ciclo do ensino básico vai ter menos disciplinas


Uma consequência imediata do "excesso de disciplinas" é que as disciplinas associadas ao conhecimento (ciências, história ou geografia e afins) acabam por ter pouco tempo de aulas (apesar dos alunos terem um horário cheio). No caso de geografia, a mais sofrida e atacada no terceiro ciclo, existe um bloco de aulas por semana, 33 aulas num ano inteiro.

Uma consequência colateral da "redução horária" de disciplinas como geografia é que um seu professor arrisca, por norma, um total de 11 turmas em cada ano lectivo (para ter 22 horas lectivas, tal como prevê a lei).

Uma consequência deste "excesso de turmas" é leccionar para 300 alunos em média (considerando que cada turma tem quase 30 alunos) e, consequência da "redução de tempo" para ensinar, com um bloco de aulas por semana para cada turma, cada aluno acabará por ter aulas de péssima qualidade.

Ao ler a notícia, vaga, sem detalhes, imaginei que o reforço permitido pela anunciada redução seja, precisamente, nestas disciplinas, as mais ligadas ao conhecimento, que nos últimos nove anos têm estado em recessão...


"Se perguntarem aos alunos quantas cadeiras têm, muitos deles não saberão responder. E os pais também não" - lia-se na notícia do Público. E eu, professor, também fico também perdido com as quantidades.


nota posterior:

Público - Por favor, não cortem a minha disciplina!
"É infame que só tenhamos hora e meia de aula por semana", reclama Alberto Gaspar, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, para quem as áreas não-disciplinares devem ser "abolidas"

ver em youtube.com/watch?v=5PSNL1qE6VY

Férias e filmes, filmes e férias.
Sou um fanático de filmes. Tenho perdido quase tudo nos últimos quatro anos, mas está na altura de voltar aos bons hábitos e o álibi perfeito será este extraordinário Avatar. Boas férias.

porque existe inverno

[imagem flash in USA Today]


Porque existe o Inverno?
Cliquem nos nomes das estações do ano, na imagem, para verem a resposta.

o primeiro dia do inverno de 2009

Solstícios:
pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno. A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
ver em Observatório Astronómico de Lisboa


Este ano o Solstício de Inverno teve inicio no dia 21 de Dezembro às 17h47m.

Este instante marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, Estação mais fria do ano. Esta estação prolonga-se por 88,99 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 20 de Março de 2010 às 17h32m.
estou cansado

férias

Finalmente. As notas nos oitavos e nono anos estão óptimas. A turma revelação é o 8ºC. Faltam só as reuniões de notas (ok, diz-se avaliação sumativa). Farto de tanto papel e com alergia (temporária!) às TIC.

bingo !!

Acabo de chegar. Tratei da garantia do video-projector que fizera PUF!! e é coisa para daqui a um mês e, do mal o menos, é tudo tratado via garantia toshiba, via lojas fnac!!

Quanto a nós, sempre que conseguir apanhar o projector da escola...
mas digo-vos já, na condição de ter sido no ano passado o prof que mais requisitou o dito aparelhómetro, que esta é uma situação para esquecer: trata-se de um processo cansativo, irritante, chato e que nunca resulta bem.

Espero é que para o ano, com as obras terminadas e a Severim de Faria totalmente equipada, nunca mais volte acontecer uma «ocorrência técnica» deste tipo.