Are You Experienced



ver em http://olamtagv.wordpress.com/2008/02/25/a-perigosa-experiencia-da-origem/


"Leni Riefenstahl interessou-se pelos Nuba depois do seu contacto com uma fotografia de George Rodger, um dos fundadores da Magnum.

Nessa fotografia de lutadores Nuba publicada pela National Geographic em 1951, o vencedor surge-nos aos ombros do vencido, numa dramatização do poder e da derrota que nos poderá parecer destituída de qualquer mínimo civilizacional.

Riefensthal terá talvez encontrado aí um índice perfeito da glorificação do corpo e da política-pelo-corpo [...]"
in Os Livros Ardem Mal




O blog OLAM (Os livros ardem mal) é excelente.
Para quem gosta de palavras, filmes e, outra vez, palavras. O que aqui se cita é escrito por luís Quintais e raro na sua qualidade.

Uma citação e um link a pensar em um ou outro aluno mais atento.



nota:
Leni Riefenstahl (1902-2003) é uma cineasta maldita associada à estética nazi. Incontornável para quem se interessa por cinema e arte

portugal muito ok


ver em http://www.cienciahoje.pt/files/32/32646.pdf

Vou propor duas equipes de alunos para o concurso e pode haver mais ou poderá haver uma fusão. Creio que no 9ºA e, pela certa, no 8ºD. tudo muito ok. Num intervalo falaremos !!

países europeus


Um jogo de Geografia cujo objectivo é localizar países europeus. Devem pegar na silhueta cinza de um país e largá-la em cima do mapa amarelo da Europa. Se não acertarem devem voltar a tentar.s

nota:
Este game é para treinarem o primeiro teste de geografia de oitavo ano e nono ano. Aliás, em todos os testes haverá mapas e países para localizar.

vista de rua por todo o lado




ver em www.youtube.com/watch?v=5Ls4kTfHL4s


O Google Earth e o seu carro fazedor de «Vista de Rua» estiveram em Évora. Muito Ok.

concursos

Hoje, depois do jantar vou ler com atenção os regulamentos dos concursos dedicados aos alunos

google earth em Évora

Na Quinta-feira passada cruzei-me com o carro do Google Earth cá em Évora. Foi na circundante à muralha para os lados da Porta Nova e era um opel corsa com um ferro negro fixado no seu tejadilho e artilhado de cãmaras...

Já antes, vários alunos asseguraram-me terem avistado carros do Google Earth. Eu só tive pena de não ter feito um «Big Olá» para a posteridade do «vista de rua».

nota:
Se por acaso se cruzarem com o Google Earth façam um olá para nos podermos ver numa bela vista de rua eborense.

às vezes sou assim



ver em www.youtube.com/watch?v=uceVhIgNGVg

O mestre Fellini retratou assim os seus tempos de aluno, com professores magistrais no meio de uma pobreza encantada. E eu acho que me acontece o mesmo.

Por vezes as minhas aulas também se transformam num autêntico vazio magistral - hoje, por exemplo, fui pedir um marcador ao contentor do lado depois de ser magistral durante um bom quarto de hora...

desnorteado com o e-escolas

Aqui o vosso professor de geografia perdeu o norte, está desorientado, anda perdido. Tudo por causa da "internet e-escolas" que apesar dos muitos e muitos euros pagos só funcionou um par de horas, por causa do maldito "apoio técnico e-escolas" via telefone, e, por causa do "pc e-escolas" que pifou...
Feitas as contas não compensa

soluções


ver em www.ubuntu.com

Aos poucos passo-me para o sistema Linux.
Eficaz e rápido e com imensa atitude. É grátis e livre como deve ser livre a internet, e sem vírus (pois é, nem sequer há anti-vírus no Linux).

Dentro da tribo Linux optei pelo Ubuntu.


nota:
E só não migro totalmente para Linux porque tudo na escola depende da Microsoft... Não compreendo como os serviços públicos não usam estes softwares livres, mas enfim...

choque tecnológico

Outra vez o meu choque tecnológico. Sexta passada o meu pc de trabalho pifou. Era um e-escolas sem graça e cuja ligação à net só me deu, dá e dará prejuízo (ainda me faltam dois anos de «ligação»» obrigatória, mas que apenas pude usar no total umas quantas horas).

Não sei se foi vírus, se foi morte física. Acho que vou esquecer o assunto e pensar num equipamento à séria.

oitavo ano de geografia

Os testes de avaliação. No oitavo ano de geografia amanhã já temos testes. E como é o primeiro, é previsível o que vos vou dizer: sai tudo o que trabalhámos nas aulas.

1. Distribuição da população mundial
2. Crescimento da população: fases e ritmos de crescimento
3. transição demográfica
4. Principais indicadores demográficos
5. Localizar países europeus num mapa (uma obsessão minha)

do Brasil, uma notícia



ver em http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao

No fim da tarde de um sábado de maio, os funcionários da Biblioteca Municipal de Seixal, a 30 quilômetros de Lisboa, organizavam as estantes de livros. Embora esse fosse o procedimento-padrão antes de encerrar o expediente, naquele dia a arrumação tinha outro motivo: receber um grupo de 20 meninos e meninas, entre 8 e 11 anos, que iriam passar a noite ao lado dos livros. Oito e meia da noite era a hora marcada para começar a exploração de um ambiente repleto de saberes, com muita leitura e contação de histórias, e que só terminaria na manhã seguinte.

Ao chegar, para que todos se conhecessem, nada de apresentações formais. Os pequenos preencheram os crachás uns dos outros. Enquanto Diogo, o mais velho do grupo, fazia o de Beatriz, ela revelou uma de suas leituras preferidas: a poesia portuguesa de José Jorge Letria. Sabe por quê? "Porque ele me faz sentir bem", explicou, do alto de seus 8 anos.


Que surpresa. Durante uns bons anos fui utente assíduo desta biblioteca e, já então, os seus serviços eram cinco estrela e assim continuam, pelos vistos.

Uma noite na biblioteca. Uma iniciativa da C.M. do Seixal

Parabéns!

punk da periferia por Cibelle


ver em http://www.youtube.com/watch?v=I19MorTFZV4


Lá atrás, todos os meus amigos foram Punks da Periferia.
Nesses tempos em que todo o país foi Periferia, em que a modernidade começou a ficar muito americanizada, muito Punk.

Antes e agora continuamos os mesmos. Cá, em Portugal, como no Brasil a modernidade possível é Punk da Periferia.

A interpretação deste tema do Gilberto Gil feita por Cibelle é uma justa homenagem e, na minha cabeça, um elegante hino a esses outros tempos que ficaram lá atrás - nos meus verdes anos.
Sou um punk da periferia
Sou da Freguesia do Ó
Ó
Ó, aqui pra vocês!
Sou da Freguesia

Transo lixo, curto porcaria
Tenho dó
Da esperança vã da minha tia
Da vovó
Esgotados os poderes da ciência
Esgotada toda a nossa paciência
Eis que esta cidade é um esgoto só
(...)

Punk da Periferia
Gilberto Gil

ferramentas on-line

Actualmente, com o Google Earth e mais um ou dois links é possível fazer Geografia com elevada qualidade - vejam os posts anteriores como exemplo.

Sem dúvida, o trabalho de um professor passará por saber seleccionar com muito cuidado as fontes a usar e, sobretudo, evitar os websites-lixo sem referências credíveis.

É claro que a língua inglesa é necessária; o que não é um obstáculo mas um incentivo para levar a aprendizagem desta disciplina ainda mais a peito. E nem me parece razoável criticar a falta de «traduções» destes trabalhos, parece-me, isso sim, ser interessante levar para a sala de aula as melhores referências deste mundo e, aí, trabalhar o que haja a traduzir.

População mundial

Population Reference Bureau > World Data > Population Trends

A excelência na sala de aulas.
Podem confirmar nos últimos posts a qualidade dos materiais deste Population Reference Bureau.

6 indicadores demográficos para 2009



taxa de fecundidade
in http://www.prb.org









taxa de crescimento natural
in http://www.prb.org









esperança média de vida
in http://www.prb.org










taxa de mortalidade infantil
in http://www.prb.org









taxa de mortalidade
in http://www.prb.org









taxa de natalidade
in http://www.prb.org

taxa de natalidade em 2009





ver em http://www.prb.org




nota sobre as fontes dos dados:
"The rates and figures are primarily compiled from the following sources: official country statistical yearbooks, bulletins, and websites; United Nations Demographic Yearbook, 2005 of the UN Statistics Division; World Population Prospects: The 2008 Revision of the UN Population Division; Recent Demographic Developments in Europe, 2005 of the Council of Europe; and the International Data Base and library resources of the International Programs Center, U.S. Census Bureau." in
www.prb.org/Datafinder/DatafinderSources.aspx

taxa de mortalidade em 2009





ver em http://www.prb.org




nota:
Encontrar dados demográficos actuais para todos os países do mundo é uma dificuldade tremenda. O trabalho que este americano Population Reference Bureau oferece a todos os internautas do mundo é complexo, é serviço público e é uma lição sobre o que deve ser um serviço público. As suas fontes são credíveis como se pode ler:

"The rates and figures are primarily compiled from the following sources: official country statistical yearbooks, bulletins, and websites; United Nations Demographic Yearbook, 2005 of the UN Statistics Division; World Population Prospects: The 2008 Revision of the UN Population Division; Recent Demographic Developments in Europe, 2005 of the Council of Europe; and the International Data Base and library resources of the International Programs Center, U.S. Census Bureau." in www.prb.org/Datafinder/DatafinderSources.aspx

ossos no centro histórico de évora



ver em http://www.youtube.com/watch?v=rzMsNtI2d2Y


No filme podem ver uma escavação arqueológica ocorrida ao longo do Verão de 2009, no largo Mário Chicó, junto à fachada norte da Sé de Évora.

Por informação directa dos arqueólogos presentes sabemos que foram encontrados inúmeros esqueletos e vestígios datados do século XVII mas, porque o lugar sempre foi densamente povoado, é provável encontrar vestígios de épocas anteriores.

No post anterior podem ler uma pequena foto-reportagem para divulgar entre alunos

esqueletos a um palmo do chão








A escavação arqueológica ocorreu ao longo do Verão de 2009, no largo Mário Chicó, junto à fachada norte da Sé de Évora.

Por informação directa dos arqueólogos presentes confirma-se que foram encontrados inúmeros esqueletos e vestígios datados do século XVII mas, porque o lugar sempre foi densamente povoado, é provável encontrar vestígios de épocas anteriores.


"Não é uma vala comum. A quantidade de enterramentos humanos deve-se ao uso do espaço como cemitério nas proximidades da Sé catedral sendo prática normal até ao século XIX. Tratando-se do principal cemitério antigo da cidade de Évora, em época Medieval e Moderna, é habitual a grande concentação de sepulturas da população urbana num espaço tão reduzido. A época do cemitério ainda não está definida, integrando-se na época moderna (provavelmente séc. XVI-XVII.

A escavação continuará até atingir o substtrato geológico do lugar, pelo que se prevê descobrir fases mais antigas da ocupação da cidade de Évora (época Romana e época Medieval)"

adaptado da nota informativa de Félix Teichner, empresa Arkhaios, afixada no sítio da escavação.




Continua... [ link ]



crescimento exponencial




Escalas e tamanhos. Do muito pequeno (10^-18 metros) ao muito grande (10^25 metros).
A progressão é exponencial (um crescimento muito rápido...)

«Potências de Dez» foi produzido em 1977 e, sendo um filme de culto, é, também, um dos melhores exemplos do que é produzir materiais didácticos. Consulta interessante na Wipedia: «Powers of Ten».


nota:
Uma escala é um método de ordenação de grandezas físicas que permite a comparação. Em cartografia uma escala é uma relação existente entre as medidas no mapa e as distâncias correspondentes no terreno.

área de estudo da comunidade


ver em http://www.rita-titinha.blogspot.com


O ano passado estreei-me nos cursos profissionais. Na imagem em cima o blog da Rita, minha aluna em Área de Estudo da Comunidade.


Sem manual, materiais ou apoios, foi, é e será, um mundo oposto ao comum dos cursos secundários habituais: não há anos lectivos concluídos (há módulos a cumprir), não há notas finais negativas (os módulos podem é ficar por cumprir), ninguém pode faltar às aulas (serão repostas posteriormente), e, com um programa da disciplina meio provisório, cada docente que «crie» as suas aulas...

Acabou por ser uma experiência e tantos (quem conhece os cursos profissionais sabe do que falo...). Tentei evitar os testes de avaliação e avancei com trabalhos de projecto.

Alguns alunos optaram por publicarem, nos seus blogs, notas e algumas pesquisas feitas ao longo das aulas - realce para os «objectivos de trabalho» de cada aula e que podem ser interessantes para quem anda com esta pêra-doce nas mãos.

a população jovem no concelho de Évora

PDM de Évora - Estudos de caracterização do território - Anexo I Caracterização demográfica - 2007


Os PDM (Planos Directores Municipais) são uma referência para aulas de geografia e não só...

Na disciplina "Área de estudo da Comunidade", curso de Animador Sociocultural, o PDM de Évora será uma ferramenta para o nosso trabalho em curso nos Módulos 6 e 7 que congrega os temas «jovens» e «mercado de trabalho».


nota:
Este pdf é para juntar aos já sugeridos. voltar aqui e consultar com regularidade.

Portugal - 5 de Outubro



ver em www.flickr.com/groups/coresdeportugal/pool


5 de Outubro é dia da República, 1910, e é dia do nascimento de Portugal, 1143.

excelência no ensino em Portugal


Hoje o Público deu uma boa notícia:
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa [FE.UNL] tem o melhor mestrado do mundo em gestão internacional e ocupa o primeiro lugar do ranking que o «Financial Times».

Esta boa prestação foi obtida com o programa do CEMS (Community of European Business Schools and International Companies) e que a Nova passou a oferecer desde Agosto. A FE.UNL é a representante portuguesa no CEMS, uma aliança estratégica entre escolas de gestão de topo - apenas uma por país - e grandes empresas multinacionais cujo objectivo é o estabelecimento de um padrão global de excelência no ensino de mestrados.



Video do OPEN DAY. Os alunos do ensino secundário puderam ver de perto o que é estudar na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa: os programas que oferece, vida académica e experiência dos actuais alunos.
ver em http://www.youtube.com/watch?v=-451pmB0BrI



Canal da FE.UNL no youtube em http://www.youtube.com/user/FaculdadeEconomiaUNL

O programa do CEMS foi considerado o melhor pelo jornal económico britânico e ultrapassou o mestrado da HEC Paris (École des Hautes Études Commerciales) que ocupava, desde 2007, o primeiro lugar.

CIA World Factbook de 2007 no Google Earth


baixar o kmz do World Factbook

Para quem tem o Google Earth eis a lista de todos os países do mundo. Com a devida localização, bandeira, características e links com imensa informação geográfica, económica e política.

A fonte é o CIA World Factbook de 2007. É mesmo CIA, como nos filmes


Nota:
O CIA World Factbook é uma obra de referência em geografia. As suas fontes são diversas:
"Information is provided by Antarctic Information Program (National Science Foundation), Armed Forces Medical Intelligence Center (Department of Defense), Bureau of the Census (Department of Commerce), Bureau of Labor Statistics (Department of Labor), Central Intelligence Agency, Council of Managers of National Antarctic Programs, Defense Intelligence Agency (Department of Defense), Department of Energy, Department of State, Fish and Wildlife Service (Department of the Interior), Maritime Administration (Department of Transportation), National Geospatial-Intelligence Agency (Department of Defense), Naval Facilities Engineering Command (Department of Defense), Office of Insular Affairs (Department of the Interior), Office of Naval Intelligence (Department of Defense), US Board on Geographic Names (Department of the Interior), US Transportation Command (Department of Defense), Oil & Gas Journal, and other public and private sources".

as cidades mais populosas do mundo

Em Outubro de 2009 a ONU estima que as 6 maiores cidades do mundo têm mais habitantes do que Portugal inteiro. Reparem a relativamente «modesta» posição de Nova Iorque...

nota:
A estatística internacional é em inglês pelo que a apresentação dos valores é irregular segundo a norma portuguesa que obriga a ler bilião como «mil milhões» e o separador de milhar é a vírgula e não o ponto (2,200 lê-se, em inglês, como dois mil e duzentos).


top + da população absoluta




Listagem dos países e territórios com maior número de habitantes em Outubro de 2009 segundo a ONU.
Há, contudo, países que apesar de estarem neste «top mais» da população passam para o «top menos» no que respeita à concentração populacional (densidade populacional); veja-se o caso da Rússia...


nota:
A estatística internacional é em inglês pelo que a apresentação dos valores é irregular segundo a norma portuguesa que obriga a ler bilião como «mil milhões» e o separador de milhar é a vírgula e não o ponto (2,200 lê-se, em inglês, como dois mil e duzentos).

top + da densidade populacional



As estatísticas de 2009 da ONU permitem a ordenação, em cima, dos territórios e países com maior concentração de população.

nota:
A estatística internacional é em inglês pelo que a apresentação dos valores é irregular segundo a norma portuguesa que obriga a ler bilião como «mil milhões» e o separador de milhar é a vírgula e não o ponto (2,200 lê-se, em inglês, como dois mil e duzentos).

a alimentação do mundo


ver em http://www.worldometers.info/pt

Nas turmas dos oitavos anos este site foi um sucesso. Na altura só espreitámos a secção da população (45 milhões do mortes de Janeiro até hoje... e Portugal com os seus 10,6 milhões de habitantes...).

Agora, sugiro a secção Alimentação para vermos, por exemplo, a quantidade de dinheiro gasto em dietas só nos EUA e, comparemos com, a quantidade de pessoas que neste exacto momento estão com fome...

Cliquem na imagem para um site interessante de divulgação estatística. Os dados nesta imagem foram obtidos às 19h00 de 3 de Outubro.

nota:
O "relógio da alimentação" deste site é um algoritmo que calcula, a cada segundo que passa, as quantidades de humanos que nascem e morrem e etc. e tem por base as estatísticas da united nations statistics division e outros.