Avaliação na Severim de Faria

Aproveito estes dias de avaliação para esboçar uma pergunta simples:
O que vale a Severim de Faria?

É sem dúvida uma escola da velha guarda - "démodé" como se costuma dizer. O que sendo uma raridade é um bem sem preço e cria e em mim uma profunda empatia.

Aqui não encontro infantilização entre alunos como noutras escolas já encontrei.
Para pais e alunos a mais valia da Severim começa no ambiente de segurança e afabilidade: ainda é com espanto que vejo nos corredores as mochilas abandonadas por umas horas sem medos dos roubos ou o bom clima de cavaqueira no portão da escola. Mais, a escola mantêm-se aberta noite fora e nunca dei conta de dificuldades.

Os alunos são excelentes. Independentemente de feitios e afectos é possível manter uma conversa com toda a gente. E há uma misturada de idades entre secundário e 3º ciclo muito simpática.

Os professores são eficazes e sem malabarismos pedagógicos confiam no trabalho dos seus pares mantendo uma relação de respeito mútuo - a melhor vantagem de todas.

Outra boa coisa é a direccção da escola, o Executivo ou lá como se diz. Eficaz e discreto. Passo meses e meses sem os ver ou ouvir o que é uma vantagem incomensurável. Não duvido que são o elo decisivo para explicar o sucesso da Severim.

No caso do meu grupo disciplinar - Geografia - as condições de trabalho são óptimas: uma sala de trabalho ampla e confortável de onde raramente saio. Apenas tenho um grande lamento: não tenho um projector com protátil e acesso à net nas salas de aula (contínuo a dar aulas com giz e um manual roscofe).