18 aulas de geografia no sétimo ano

Em quase todas as turmas do 7º ano fiz na semana anterior a 36ª aula de geografia. Em verdade tive apenas metade destas aulas: cada aula é um bloco de 90 minutos que se sumaria como valesse 2 aulas.

Com apenas 18 aulas já estamos a mais de metade do ano escolar (ano escolar que na melhor das hipóteses terá 33 aulas, ou seja, 66 aulas de 45 minutos) e já estou a caminho do 4º teste de avaliação e respectiva correcção, duas avaliações sumativas e mais duas avaliações intercalares, 7 verificações de tpc's, inúmeros registos escritos sobre faltas de material, faltas de presença, relatórios sobre comportamentos perturbadores do bom funcionamento de cada aula e uns estatisticamente miraboluantes «planos de recuperação» para todos os alunos com negativa em geografia.

Tudo isto em 18 aulas e para uns 110 alunos. É um milagre sobrar tempo para aprender e trabalhar. Ah! É suposto os professores praticarem uma «pedagogia diferenciada na sala de aula»...

Se todos os alunos decidirem estar muito sossegados e trabalhadores em todas as aulas de geografia, talvez seja possível trabalhar alguma coisita...


nota:
Uma das minhas turmas tem o bloco de 90 minutos repartido por dois dias e o resultado é ainda pior... perdemos o dobro do tempo a entrar e a sair da sala de aula.